×

Maceió

Governo e Prefeitura de Maceió assinam adesão a programa de combate ao crack

Prefeito Cícero Almeida fala durante solenidade

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinaram, nesta terça-feira (27), a adesão ao programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. A Solenidade aconteceu no Teatro Gustavo Leite e contou com as presenças dos ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça; Alexandre Padilha, da Saúde; e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Por meio desse pacto, serão investidos, no Estado e nos municípios alagoanos, mais de R$ 37 milhões até 2014. O valor se divide nas áreas de Saúde (para aumentar a oferta de tratamento e atenção aos usuários de drogas), de Segurança Pública (para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas) e de prevenção (para capacitar profissionais que trabalham com o tema).

O programa “Crack, é possível vencer” está inserido no Plano Integrado de Enfrentamentos ao Crack e outras Drogas, do governo federal. Com sua implantação o Estado e a Prefeitura de Maceió passam a participar de ações intersetoriais de combate ao crack; de cuidado às pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso da droga; de reinserção social dos dependentes; e de enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, lembrou que o Crack, É Possível Vencer é uma prioridade da presidenta Dilma Rousseff e que um dos pontos cruciais é o combate ao preconceito da sociedade com o dependente químico. “Sem a sociedade, por mais integrados que nós estivermos, andaremos muito pouco. Com ela envolvida, poderemos dizer, com certeza, que é possível vencer o crack”, destacou ele.

Na oportunidade, Teotonio Vilela destacou a importância desta terça-feira para Alagoas, para a segurança pública e para a promoção da Paz no Estado. O governador também frisou as ações realizadas para combater a criminalidade no Estado.

“Já são seis as Bases Comunitárias de Segurança em áreas críticas de atuação do comércio de drogas em Maceió e Arapiraca. Os nossos policiais têm direito a uma bonificação por apreensão de armas e drogas; fazemos rondas policiais por quadrante em 13 áreas em nossa capital e em uma em Arapiraca; vamos implantar videomonitoramento em toda a cidade de Maceió, onde acontecem 2/3 dos crimes no Estado”, afirmou Teotonio.

O prefeito Cícero Almeida agradeceu o apoio do governo federal e falou sobre a responsabilidade social do município com a causa do combate às drogas. “Esse é um problema que atinge todo o País. Tenho certeza que este evento vai fortalecer o estado de Alagoas, que está entre os primeiros escolhidos para as ações do governo federal. Com muita determinação e transparência, trabalharemos para que a nossa capital e nosso Estado sejam referências na causa ao combate ao crack”, disse o prefeito.

Almeida falou também sobre o reconhecimento nacional do desenvolvimento de políticas públicas em benefício da população, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas). “Nossa equipe está comprometida. Preciso destacar o trabalho realizado pelo secretário Francisco Araújo, porque devido ao seu empenho, a nossa secretaria recebeu um prêmio da ministra de Desenvolvimento Social”, disse Almeida, referindo-se à homenagem realizada durante o Concurso Nacional de Boas Práticas de Gestão, no XIV Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social, em Fortaleza (CE).

A meta até 2014 é oferecer 4,8 mil vagas para educadores e policiais para prevenção de drogas nas escolas. Em atividades a distância serão 1,4 mil vagas para profissionais de saúde e assistência sócia; 5,6 mil conselheiros; 2,1 mil operadores de direito; 1,3 mil lideranças comunitárias. O cronograma dos cursos será divulgado ainda no 1° semestre.

Além das autoridades, estiveram presentes também dependentes químicos em recuperação nas 31 comunidades do Acolhe Alagoas.