×

Meio Ambiente

Governo e Pastoral da Terra fazem abertura oficial da Feira Camponesa

Representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do governo do Estado e do governo federal abriram oficialmente, na manhã desta quinta-feira (14), a XVI Feira Camponesa, instalada na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió. A feira ficará à disposição do público até sábado (16), das 6 às 23h. Ao todo, 83 agricultores estão no local, comercializando cerca de 100 toneladas de produtos como frutas, hortaliças, galinhas, ovos, mel, tapioca, farinha e artesanato. Uma das feirantes, a agricultora Genilda Antônia Ferreira, do assentamento Jubileu 2000, na zona rural de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte do Estado, montou uma barraca com pé-de-moleque, coco, banana e laranja. A feira comercializa também milho, vendido por R$ 24 a mão, que contém 50 unidades.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, enfatizou o apoio do governo do Estado na realização da atividade. “É determinação do governador Teotonio Vilela apoiar iniciativas como essa, por isso já firmamos um convênio com a CPT para a realização de duas dessas feiras durante o ano”, salientou Marinho.

Ele também destacou que a feira é uma oportunidade para que a população de Maceió tenha acesso a produtos saudáveis por um preço justo, que remunera diretamente o agricultor familiar assentado, sem intermediários. “Devemos salientar que a assistência técnica e a extensão rural em Alagoas serão fortalecidas ainda mais, a partir da estruturação da Nova Emater. Sinto-me feliz quando venho a esta feira e percebo os resultados da reforma agrária”, destacou.

O coordenador da CPT em Alagoas, Carlos Lima, fez um resumo da situação dos assentamentos em Alagoas, falou sobre a assistência técnica prestada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e também destacou o apoio do Incra e do governo do Estado. “O sucesso dos assentamentos é uma responsabilidade de todos, do município, do governo estadual e do federal. Todos têm responsabilidades e compromissos nesse processo”, afirmou Carlos Lima.

A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, também enfatizou o papel da entidade na reforma agrária no Estado e citou o Complexo Agrisa, em Maragogi, e destacou a importância dos agricultores para o desenvolvimento. A abertura oficial da Feira Camponesa também foi acompanhada pela diretora presidente da Emater, Inês Pacheco, representantes do Gabinete Civil e de movimentos sociais.