Nesta quinta-feira, 03, às 16h, será realizada a formatura do curso de camareira do programa Mulheres Mil, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). As formandas são moradoras do bairro Santa Maria, em Aracaju.
O convênio entre Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e o IFS tem prazo de dois anos e as responsabilidades do programa foram divididas entre ambas as partes. As aulas de camareira tiveram a duração de 10 meses com duas aulas semanais.
A iniciativa desenvolvida pelo IFS integra as ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo Governo Federal.
O Mulheres Mil atua também em consonância com o Plano Sergipe Mais Justo, desenvolvido pelo Governo de Sergipe com vistas à inclusão social e produtiva das pessoas que vivem nessas condições.
A Secretaria ficou responsável pela implementação de ações de apoio logístico no sentido de possibilitar o deslocamento das alunas e a disponibilização de utensílios para fardamento, que foram utilizados para identificação das mulheres durante a capacitação.
Já o IFS – Campus Aracaju – ficou responsável pela elaboração do plano de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC); cessão de espaço físico e professores para promoção da capacitação; expedição de certificados; e orientação das mulheres formadas pelo curso no sentido de dar continuidade à elevação da sua escolaridade.