Os assuntos relacionados à reforma agrária em Alagoas estarão em pauta nesta quinta (24) e sexta-feira (25), durante um encontro que vai contar com beneficiários do Programa de Crédito Fundiário e representantes de entidades ligadas ao setor e ao poder público.
De acordo com o secretário de Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Idevilson Alves da Paz, o objetivo é discutir a situação atual do Crédito Fundiário no Estado, apresentar as pendências e discutir as soluções.
Mais de 100 pessoas devem participar do encontro, entre assentados, líderes sindicais e governos estadual e federal, que será realizado no Centro Social da Fetag, no bairro de Mangabeiras, em Maceió, a partir das 11h.
São esperados para a abertura do evento representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e da própria Fetag-AL.
“Entre os assuntos que serão abordados, queremos tratar com a Seagri de assistência técnica e oportunidades de comercialização da produção dos assentamentos”, falou Idevilson Alves da Paz, da Fetag.
O programa – Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa de Crédito Fundiário existe no Estado desde 2003. A partir do início de 2010, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) passou a ser a unidade técnica local responsável pela gestão do programa.
Por meio do Crédito Fundiário, entre 2003 e 2009, foram adquiridos pouco mais de 20 mil hectares e distribuídos entre aproximadamente 2 mil famílias. O montante de recursos aplicados foi de cerca de R$ 54 milhões.
Outras informações sobre o encontro pelos telefones (82) 3223-4649 / 9622-4141. O Centro Social da Fetag fica na Travessa João Davino, 330, entrando na esquina do Hotel Escuna.