Nesta sexta-feira (4), a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, e representantes de entidades relacionadas à defesa da Mulher, se reuniram no auditório do Palácio Museu Floriano Peixoto para dar continuidade ao planejamento das ações alusivas à Semana da Mulher.
Durante a semana de comemoração serão entregues nas escolas públicas cartilhas de conscientização e prevenção sobre a violência contra a mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, além de palestras para diretores e professores da rede estadual de ensino, ministradas pela Defensoria Pública do Estado e representantes da Superintendência da Mulher. Os eventos ainda seguem com um dia de cidadania para as reeducandas do presídio Santa Luzia, a entrega da Comenda Nise da Silveira e um grande show aberto ao público.
De acordo com a secretária Kátia Born, essa comemoração é direcionada às mulheres de todo o Estado, bem como as comunidades Quilombolas, e todos os movimentos culturais. “É importante a parceria do Estado e do Município, para que haja uma maior mobilização das mulheres, pois não tem sentido esse momento sem a presença delas”, disse. “O maior papel dessa secretaria é construir uma rede onde a mulher se sinta protegida. Eu só entendo o poder público se ele tiver uma funcionalidade efetiva”, completou Kátia Born.
A superintendente da Mulher, Solange Viégas, disse que esses eventos são de grande importância para a valorização e conscientização das mulheres do Estado. “Estamos trabalhando em três comissões para a realização da Semana da Mulher, cada uma delas é responsável por um evento. Os grupos se encontrarão periodicamente para discutir as melhores ações para esse momento tão importante”.
Instituições envolvidas – Entre os órgãos envolvidos com a elaboração da programação, estão a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Comunicação, Cultura, Turismo, Saúde e Educação; a Defensoria Pública; o Conselho Municipal da Condição Feminina; a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal); a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher; o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher; a Câmara dos Vereadores e a Associação das Mulheres de Carreira Jurídica.