Um total de 1050 brinquedos como bonecas, vídeo-game, carrinhos e outros itens foram doados nesta quinta-feira, 22, a oito instituições que atendem a crianças e adolescentes. As doações são resultado do trabalho de fiscalização dos agentes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que apreenderam diversos produtos sem notas fiscais e os repassaram à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) para que fossem entregues a instituições sem fins lucrativos.
“Esses brinquedos não foram comprados pelo Governo do Estado, foram apreendidos pela Sefaz de comerciantes que compraram sem nota fiscal. Então, como muita gente precisa, a secretária Eliane Aquino usou o seguinte critério: ajudar a quem pediu independente cor, raça ou partido”, explicou Ivaneide Nascimento, chefe de Gabinete da Seides e representante da secretária de Estado da Inclusão Social.
Para Rafael Santos, presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Social e Agropecuário do Povoado Colina, em São Cristóvão, a iniciativa do Governo de Sergipe em apreender produtos irregulares e doá-los para instituições carentes é louvável. “É uma iniciativa muito bonita do Governo do Estado respeitando a lei. Se está errado, realmente tem que apreender. Quem lucrou foram nossas crianças. Nós, das entidades, só temos a agradecer ao Governo e dizer que a distribuição vai ser feita a quem precisa nas comunidades carentes de Sergipe”, disse Rafael, acrescentando que cerca de 150 crianças serão beneficiadas a partir de sua entidade.
Emocionada com os presentes que vão fazer a alegria de centenas de crianças, Isabel Canjirana, presidente do Movimento Comunitário de Sergipe, agradeceu. “O povo da periferia que não tem Natal vai receber esse brinquedo. Além desses doados pelo Governo, recebemos a ajuda de empresários. No total, 1.500 crianças dos bairros São Conrado, Pantanal, Jardim Esperança e da Favela da Energipe serão beneficiadas”.
O presidente da Associação Comunitária de Moradores do Bairro São Carlos, Olaria, ressaltou que a entidade realiza pela 13ª vez o Natal das 300 crianças e que esses brinquedos as farão felizes. “A gente fica muito gratificado e agradece ao Governo do Estado, em especial à primeira dama Eliane Aquino, por agraciar várias associações que trabalham com seriedade em prol das crianças”.