
Cerimônia contou com a presença do Presidente Lula
O Governador Sérgio Cabral inaugurou no dia de ontem (21/12), a estátua do jornalista e ex-técnico da Seleção Brasileira, o gaúcho João Saldanha, no Maracanã. A obra de arte está localizada ao lado da Calçada da Fama existente no estádio Mário Filho.
O evento contou com a participação do presidente Lula, do Governador do estado do Rio de Janeiro e também do filho do homenageado, o coreógrafo João Saldanha Filho, que representou toda a família.
João Saldanha, gaúcho de nascimento e carioca de coração, ficou conhecido nacionalmente por conta das suas posturas, sempre incisivas e firmes, mesmo diante de pessoas ligadas ao Governo, nos duros tempos da ditadura. O cidadão e poliglota João Saldanha, nunca escondeu de ninguém a sua admiração pelas idéias do Partido Comunista, mesmo a legenda estando na clandestinidade, o que desagradava sensívelmente, os comandantes do Regime Militar. O maior exemplo disso aconteceu quando ele era técnico da nossa Seleção nos idos de 1969, e a sua famosa posição diante do então Presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. Naquela ocasião, Médici opinava abertamente, fazendo pressão para a convocação do famoso atacante Dario Maravilha. De imediato, a resposta do técnico foi curta e grossa: o Presidente escala o Ministério e a Seleção quem escala sou eu. O resultado disso todos já sabem. João foi demitido do comando técnico da Seleção Brasileira logo em seguida, se dedicando de forma exclusiva ao rádio, que passou a ter um competente, sério e principalmente independente crítico de futebol.