×

Maceió

Governo do Estado retoma obras no 2º Centro de Saúde de Maceió

As obras da reforma do II Centro de Saúde de Maceió, paralisadas aproximadamente há 20 dias, foram retomadas esta semana. A paralisação ocorreu devido à modificação no projeto do prédio que será um Centro de Especialidades. Doze profissionais já trabalham na reforma e mais 40 serão contratadas para acelerar a obra.

Segundo o coordenador de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde, Denisson Freire, a reforma deve ser concluída até o final de novembro e vai contemplar melhorias na infraestrutura, no sistema elétrico e na parte hidráulica. Além disso, haverá banheiro e elevador adaptados para pessoas com deficiência. A reforma prevê também a troca do teto, a aplicação de revestimento nas paredes, a colocação de revestimento do piso e de esquadrias e a climitização do prédio.

“Cerca de 90% da parte elétrica e hidro-sanitária já foram feitas. Esta é a primeira vez que o prédio passa por uma reforma para melhorar toda a infraestrutura”, disse o engenheiro.

No Centro de Especialidades de Saúde, a população terá à disposição consultórios, laboratório de patologias e salas de pequenas cirurgias instaladas em uma área de mais de 1.400 metros quadrados. Mais de R$ 800 mil são investidos nesta reforma.

Segundo a diretora de Atenção Especializada da Sesau, Lisiane Torres, o novo Centro de Saúde vai reunir, em um só local, consultas médicas especializadas e exames com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de diminuir a demanda dos hospitais, que poderão priorizar as internações e atendimento de urgência.

O Centro de Especialidades contará com atendimento nas áreas de mastologia, geriatria, ortopedia, psicologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, entre outras. A unidade contará ainda com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga. Para ter acesso às especialidades, o paciente deverá ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde.

O II Centro de Saúde foi inaugurado em 1959 e desde então não havia passado por nenhuma grande reforma. Desde o início das obras, o atendimento médico do II Centro foi transferido para o ambulatório do Hospital Geral do Estado (antigo I Centro de Saúde), localizado na Praça das Graças, no bairro da Levada.