As obras da reforma do II Centro de Saúde de Maceió, paralisadas aproximadamente há 20 dias, foram retomadas esta semana. A paralisação ocorreu devido à modificação no projeto do prédio que será um Centro de Especialidades. Doze profissionais já trabalham na reforma e mais 40 serão contratadas para acelerar a obra.
Segundo o coordenador de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde, Denisson Freire, a reforma deve ser concluída até o final de novembro e vai contemplar melhorias na infraestrutura, no sistema elétrico e na parte hidráulica. Além disso, haverá banheiro e elevador adaptados para pessoas com deficiência. A reforma prevê também a troca do teto, a aplicação de revestimento nas paredes, a colocação de revestimento do piso e de esquadrias e a climitização do prédio.
“Cerca de 90% da parte elétrica e hidro-sanitária já foram feitas. Esta é a primeira vez que o prédio passa por uma reforma para melhorar toda a infraestrutura”, disse o engenheiro.
No Centro de Especialidades de Saúde, a população terá à disposição consultórios, laboratório de patologias e salas de pequenas cirurgias instaladas em uma área de mais de 1.400 metros quadrados. Mais de R$ 800 mil são investidos nesta reforma.
Segundo a diretora de Atenção Especializada da Sesau, Lisiane Torres, o novo Centro de Saúde vai reunir, em um só local, consultas médicas especializadas e exames com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de diminuir a demanda dos hospitais, que poderão priorizar as internações e atendimento de urgência.
O Centro de Especialidades contará com atendimento nas áreas de mastologia, geriatria, ortopedia, psicologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, entre outras. A unidade contará ainda com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga. Para ter acesso às especialidades, o paciente deverá ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde.
O II Centro de Saúde foi inaugurado em 1959 e desde então não havia passado por nenhuma grande reforma. Desde o início das obras, o atendimento médico do II Centro foi transferido para o ambulatório do Hospital Geral do Estado (antigo I Centro de Saúde), localizado na Praça das Graças, no bairro da Levada.