Lançamento foi no Conjunto José Tenório
O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta quarta-feira (5), no Conjunto José Tenório, do lançamento do Programa Ronda Cidadã. O novo serviço pretende proteger as comunidades dos crimes contra o patrimônio através da presença constante da Polícia Militar.
O projeto será instalado em sete áreas da capital, nos bairros da Pajuçara, Gruta, Pitanguinha, Jaraguá, Serraria, Farol e Pinheiro. A estrutura de trabalho é composta por 14 viaturas, que funcionarão diuturnamente, e 14 motocicletas, que farão a ronda somente durante o dia por questões técnicas de segurança. Cada Ronda também terá um telefone celular exclusivo para atender a comunidade.
As viaturas e motocicletas terão um chip permitindo o monitoramento pela Central de Operações. “É para evitar que os carros saiam da área. A população terá a certeza de que, quando precisar, terá uma viatura numa distância de, no máximo, dois quilômetros”, explicou o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar. Sobre a expansão do Ronda Cidadã para o interior do Estado, o secretário disse que o processo será gradativo, em virtude da estrutura necessária.
O governador ressaltou que o Ronda Cidadã tem objetivo de inibir crimes e aproximar a polícia do cidadão. “Só podemos fazer esse trabalho de segurança com o apoio da população. A segurança é uma prioridade do nosso governo, é prioridade no PPA, no empréstimo com o Banco Mundial; tudo tem sido feito para combater a violência em Alagoas”, disse Teotonio.
Vilela afirmou que o projeto de segurança pública em Alagoas está sendo feito de forma planejada e com análise de experiências exitosas que estão sendo adaptadas às demandas do Estado. “O secretário de Defesa Social conheceu o trabalho do Ronda Cidadã em Pernambuco, Ceará e Goiás. Estamos buscando alternativas, compartilhando informações. São experiências que deram certo em outros lugares e que procuramos trazer para Alagoas”, explicou o governador.
O bairro do Benedito Bentes foi o primeiro a receber o Ronda Cidadã. Na solenidade, o prefeito comunitário, Silvano Barbosa, falou sobre o programa que está atendendo a 170 mil moradores. “Tínhamos por mês de 10 a 15 comerciantes assaltados. E 60 dias depois da chegada do Ronda Cidadã, não podemos dizer o contrário, o número de ocorrência é zero”, afirmou.
O vice-governador José Thomaz Nonô ressaltou a importância da polícia que trabalha diretamente para a população. “A polícia de Alagoas não sofre mais interferências, não é subordinada. Esse entrosamento entre polícia e sociedade é uma coisa nova e positiva. É um mérito desse governo”, enfatizou Nonô.
