×

Maceió

Governo do Estado inaugura rede de esgoto na orla lagunar

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, inauguram, na manhã desta sexta-feira (02), mais uma obra de saneamento na capital alagoana. Desta vez, o esgotamento sanitário da Baixa Maceió, que atende a população dos conjuntos Joaquim Leão, Virgem dos Pobres e outras regiões do bairro do Vergel. O evento será realizado na Rua Lago da Paz, no Vergel, a partir das 11h30.

Com a obra, a Seinfra, por meio da Superintendência de Obras, implantou 34km de rede coletora de esgoto, duas estações elevatórias, que bombeiam os dejetos coletados para a estação de tratamento, e nove mil ligações domiciliares, reduzindo a poluição por esgoto na lagoa Mundaú. Administrada pela Casal, a nova rede também eliminou esgotos a céu aberto nas comunidades beneficiadas.

A conscientização sobre os benefícios e os cuidados que a população deve ter com a obra também foi trabalhada pela Seinfra, paralelamente à parte física do projeto, por meio da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais da secretaria. Os trabalhos são desenvolvidos continuamente nas regiões atendidas pelas obras, visando o constante diálogo com as comunidades.

Dobrando cobertura

O governo estadual está dobrando o índice de cobertura da rede de esgotamento sanitário em Alagoas, de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital. Em Maceió, três grandes obras contribuem para a ampliação do índice: os esgotamentos da Bacia da Pajuçara, na orla marítima, e da Baixa Maceió, na orla lagunar, além da recuperação e ampliação do coletor tronco de esgoto da capital, que abrange os bairros da Ponta Verde até o Centro.

Em todo o Estado, estão sendo implantados mais de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 quilômetros de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.