O governador Teotonio Vilela Filho reuniu empresários e secretários de Estado para recepcionar o embaixador da República Chinesa, Qui Xiaoqi, que veio propor cooperação entre a China e o Estado de Alagoas. O embaixador ressaltou as riquezas do Estado no âmbito natural e econômico, defendendo a possibilidade de estabelecer uma relação de cooperação entre o Brasil e a China a partir de Alagoas.
“Precisamos ter um contato mais estreito. Alagoas tem um potencial natural e econômico que se destaca e isso não pode ser desperdiçado. A economia desse Estado é crescente e por isso precisamos pensar nessas oportunidades, visando um futuro melhor para os dois países”, ressaltou Xiaoqi.
O governador falou sobre os setores que mais se desenvolvem no Estado, como a cadeia de plástico – que se consolida a partir do PVC e que possibilitou o aumento do parque industrial em Alagoas. Teotonio apontou o setor do Turismo como sendo a principal vertente para o crescimento econômico e a geração de emprego e renda no Estado, além das produções artesanais que impulsionam a economia.
O governador também citou setores considerados importantes para o crescimento do Estado, como o agronegócio, tecnologia, piscicultura e aquicultura, entre outros. “Alagoas é um Estado pequeno geograficamente, mas grande no que diz respeito ao seu potencial. Temos um leque de opções a serem estudadas e avaliadas conforme os interesses da China. Essa é mais uma importante parceria que vai gerar desenvolvimento”, defendeu Vilela.
Qui Xiaoqi disse que o empenho econômico da China pode favorecer Alagoas. Segundo ele, nos últimos 30 anos, a economia daquele país cresceu 10%, além dos investimentos de grandes, médias e pequenas empresas em diversas áreas. “Superamos as dificuldades. A China foi um dos poucos países que sobreviveram à crise financeira internacional, e isso nos permite fazer muitas coisas no campo econômico”, frisou o embaixador.
Teotonio Vilela se comprometeu a visitar a embaixada da China em Brasília para firmar o termo de cooperação. “Vamos levar nossas ideias, nossos objetivos. Vamos fazer um estudo e avaliar o que nos interessa e o que podemos fazer e assim concretizar essa união”, afirmou o governador.
O encontro contou com a presença dos secretários de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes; da Infraestrutura, Marco Fireman; da Cultura, Osvaldo Viégas; do Turismo, Danielle Novis, e da Agricultura, Jorge Dantas; também estiveram presentes o assessor de Relações Internacionais, Eduardo Magalhães, representantes das Federações da Agricultura, das Indústrias e do Comércio, além de empresários de diversos segmentos. O embaixador chinês se disponibilizou a discutir formas de parceria com as instituições e empresas.