×

Sergipe

Governo do Estado esclarece dúvidas sobre matrícula online

Matrículas obedecem calendário específico e estão de acordo com término do ano

A matrícula online da rede estadual de ensino terá início neste mês de janeiro. A partir dela, os pais não precisarão se preocupar em ir para a porta das escolas e enfrentarem longas filas para garantir a matrícula dos seus filhos. Diante disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que as matrículas serão feitas gradualmente, obedecendo a um calendário específico, de acordo com o término do ano letivo de 2015 de cada escola.

Cerca de 120 unidades de ensino terminarão o ano letivo no mês de janeiro; 75 em fevereiro; 60 em março; 17 em abril e duas escolas no mês de maio. Por conta disso, as matrículas online em cada uma dessas unidades de ensino só terão início respeitando-se o calendário de cada unidade de ensino.

A matrícula online contemplará todas 354 escolas da rede estadual de ensino. Para efetuá-la, o aluno egresso (da rede estadual, mas que quer mudar de escola) ou o aluno candidato à rede deverão entrar no portal da Seed (www.seed.se.gov.br), onde encontrará o link “Portal da Matrícula”.

“Através desse link, o estudante irá procurar o nome da escola em que pretende estudar e verificará se a unidade de ensino já está com as matrículas abertas e se há vagas”, explica Jorge Carvalho, secretário de Estado da Educação.

De acordo com a assessora do Departamento de Inspeção Escolar (DIES), Eliane Passos, só precisa acessar o portal o aluno que pretende mudar de escola ou que vem de outra rede de ensino. “O estudante que já é da rede estadual e pretende continuar na mesma escola não precisará fazer nada. A própria escola se encarregará de matriculá-lo, respeitando o mesmo turno e a série que ele irá estudar”, explicou.

Documentação

Os alunos que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, sendo: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do ensino médio); comprovante de residência; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); Termo de Responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos; e foto 3×4.