A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) disponibilizará um efetivo de 6.487 policiais para a segurança nos quatro dias de Carnaval em todo o Estado. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (14), pelo comandante geral da corporação, Luciano Silva, que concedeu entrevista coletiva para falar sobre o o plano de segurança elaborado para os dias de folia de momo.
“Todo o efetivo está sendo empregado, além de contarmos ainda com um helicóptero para uma ação rápida em qualquer ponto do Estado. Nossa expectativa é que este carnaval seja mais tranquilo que o ano passado”, destacou Luciano Silva, que concedeu entrevista na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).
De acordo com o comandante, o plano de segurança para o Carnaval de 2012 teve como parâmetros quatro pontos essenciais: policiamentos terrestre, aéreo, aquático e com motos.
Já o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Gilmar Batinga, ressaltou que somente para a Região Metropolitana – que envolve outros 10 municípios no entorno de Maceió – será empregado um reforço e 1.034 policiais. “A maioria dos foliões se concentra em cidades como Maceió, Barra de São Miguel, Paripueira, Marechal Deodoro e Rio Largo e, por isso, esse reforço nesta área de responsabiliade do CPC”, disse.
Foi informado ainda que a programação de Carnaval em Marechal Deodoro e Pilar, ambos na Região Metropolitana de Maceió, irá somente até às 22h. “Mas o policiamento estará presente mesmo com o término dos festejos”, expôs Batinga, acrescentanto que serão empregados 124 viaturas, 38 motocicletas e 24 conjuntos da cavalaria para a região.
O comandante de Policiamento da Capital apontou como pontos mais críticos na capital regiões como a Praça Moloque Namorador, no bairro de Ponta Grossa; a Praça Multieventos, na Pajuçara, o bairro do Pontal da Barra, na região sul da cidade, e o Mirante do Jacintinho.
Ele informou também que o número do serviço 190 será reforçado nos quatro dias de folia. “Nos preocupamos com as pessoas que viajam nesta época e deixam suas casas sem ninguém. Esse número servirá para o vizinho que vir qualquer movimentação estranha”, informou.
Já no interior do Estado o efetivo de reforço será de 2.381 policiais, que se juntarão ao policiamento ordinário já disponível nas cidades que abrangem o Sertão, os Litorais Norte e Sul do Estado e a Zona da Mata. Para isso, foram convocados policiais em férias e observadas remanejamento de escalas.
Ainda no interior, serão empregados 477 policiais militares na região do Sertão; 1.264 no Agreste e Baixo São Francisco e 640 na Zona da Mata e no município de Maragogi. Os pontos mais críticos nessa regiões são as cidades de Maragogi, União dos Palmares, Murici e Joaquim Gomes.
Embarque
O comandante Luciano Silva ressaltou ainda que o reforço do policiamento para o Carnaval no interior começará a ser distribuído nesta sexta-feira (17), quando os policiais iniciam o embarque, que acontece por volta das 6h30 do Quartel Geral da PMAL. O retorno acontece na quarta-feira de cinzas.