×

Sergipe

Governo do Estado de Sergipe lança a IX Olimpíada Ambiental

Centenas de alunos de escolas públicas e particulares de ensino de Sergipe participaram na manhã dessa terça-feira, 24, do lançamento de um dos maiores eventos de educação ambiental do Estado, a Olimpíada Ambiental. A solenidade, ocorrida no Teatro Tobias Barreto, foi aberta oficialmente pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas.

Nesse ano, a IX Olimpíada Ambiental de Sergipe, criada pelo Governo do Estado, através da Semarh, tem como tema central ‘Água: valorize e economize. Pois já está faltando’. Na ocasião, o secretário Olivier Chagas, representando o governador Jackson Barreto, ressaltou que a olimpíada representa um momento imperdível para a comunidade escolar, pois, além de promover a mudança de comportamento entre os atores envolvidos, os leva a refletirem de forma analítica as questões relacionadas ao meio ambiente sergipano.

Durante a abertura, os alunos e professores assistiram a esquete teatral “Costume de Casa vai a praça”, que falava sobre desperdício de água, entre outras informações. A peça foi encenada pelos atores e bailarinos da Cia das Artes Tetê Nahas.

Para o vice-presidente da Federação das Escolas Particulares, Renir Damasceno, a olimpíada possibilita a formação de verdadeiros atletas em defesa da água. Já a representante da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Lenalda Gomes, disse que essa iniciativa é bastante salutar, pois todos nós somos responsáveis em cuidar do meio ambiente.

Representando todos os estudantes de Sergipe, o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Jann Victor, conclamou os alunos a participarem da olimpíada com projetos que possam facilitar a juventude a ter consciência ecológica e fazer trabalhos sobre esse bem precioso que é a água.

O professor Adelmo Menezes, presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Aracaju (Sindipema), também elogiou a iniciativa e destacou que os professores da rede municipal de Aracaju sempre se dedicaram ao tema e que este trabalho da olimpíada deve ser contínuo.

Por fim, representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana Lucia Vieira comentou que vê o momento com muita motivação. Para ela, o evento serve para que os estudantes realmente pesquisem, estudem e descubram os seus por quês.