Skip to content

Governo do Estado de Alagoas lança o Censo do Servidor

  • Home
  • Alagoas
  • Governo do Estado de Alagoas lança o Censo do Servidor

Blog

Governo do Estado de Alagoas lança o Censo do Servidor

Paula Dantas destacou que o censo é uma ferramenta essencial para fortalecer nosso compromisso com a melhoria contínua e a inclusão no serviço público (Foto: Seplag)

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (6), o Censo dos Servidores  no Centro de Inovação do Polo de Tecnologia, no Jaraguá. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e visa mapear o perfil dos servidores do Executivo Estadual para viabilizar a estruturação de políticas de gestão de pessoas, promovendo atividades mais diversificadas, inclusivas e voltadas para a qualidade de vida.

“O Censo dos Servidores é um projeto fundamental que potencializa a capacidade do estado na criação de políticas públicas direcionadas aos nossos servidores. Este censo nos permite obter um diagnóstico detalhado de quem são esses servidores, suas especificidades, e como podemos aprimorar o atendimento e garantir direitos para todos. É uma ferramenta essencial para fortalecer nosso compromisso com a melhoria contínua e a inclusão no serviço público”, disse a secretária Paula Dantas (Seplag).

O evento contou com uma palestra sobre Raça e Diversidade ministrada pela professora Dra. Janaina Gama, mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Fiocruz e graduada em Letras e Direito. O momento contou com a apresentação do projeto e das ações de sensibilização que serão promovidas no mês de junho, como: reflexão e debates inclusivos, rodas de conversas, letramentos, palestras, CineDebate e muito mais.

Os temas giram em torno das discussões de raça, etnia, identidades de gênero e religiosa, inclusão da pessoa com deficiência e orientação sexual. As sensibilizações vão capacitar os servidores a reconhecer e valorizar a multiplicidade de identidades presentes na força de trabalho. As inscrições para os eventos estarão disponíveis no  site da escola de governo.

Segundo a professora Dra. Janaina Gama, falar sobre raça e diversidade na administração pública, é falar da própria razão de existir este serviço, pois ele é voltado para construção de políticas públicas que precisam atender uma sociedade racialmente diversa.

“O governo de Alagoas reforça seu posicionamento inovador e se torna um dos pioneiros neste aspecto ao promover o Censo dos Servidores e o ciclo de sensibilização, pois conversar sobre as nuances do racismo estrutural com seus servidores é promover o pensamento em políticas públicas que efetivamente gerem equidade entre os diversos membros da sociedade alagoana”, disse a professora Dra. Janaina Gama.

Segundo Tatiane Lavarini, superintendente de Política de Gestão para Pessoas na (Seplag), a realização do censo é inovador para o estado, pela primeira vez está sendo realizado em todos os âmbitos. Sendo fundamental a participação de todos os servidores, fortalecendo laços entre governo e servidores.

“Vivemos em uma sociedade caracterizada pela diversidade, onde os serviços ofertados à população devem refletir adequadamente a composição e as necessidades dessa sociedade”, disse a superintendente.

O Censo dos Servidores será anônimo, respeitando as individualidades e preservando a identidade de cada servidor. A aplicação do censo vai ocorrer a cada 2 anos, com preenchimento 100% online e será dividido em 5 blocos: Dados institucionais, atuação profissional, diversidade e Inclusão, saúde e Desenvolvimento/ contexto familiar e geográfico.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também