×

Alagoas

Governo do Estado de Alagoas entrega 75 escolas reformadas

O secretário Adriano Soares visitou escolas que tiveram reformas concluídas

Setenta e cinco escolas da rede pública estadual tiveram suas reformas concluídas após serem submetidas a serviços emergenciais para a recuperação de sua infraestrutura. Foram entregues obras em Maceió, Arapiraca, Atalaia, Cajueiro, Capela, Carneiros, Feliz Deserto, Ibateguara, Japaratinga, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Murici, Olho D'Água das Flores, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Penedo, Pilar, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

Durante todo o dia, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares visitou algumas das escolas com reformas concluídas na capital e no interior. Na ocasião, Soares conversou com alunos e professores das unidades de ensino e destacou a importância das obras para propiciar um melhor ambiente de estudo e convívio para toda a comunidade escolar.

“É uma alegria muito grande chegar à escola e constatar o resultado do trabalho que realizamos. Nosso objetivo é proporcionar à comunidade escolar um ambiente saudável, com acessibilidade e onde o aluno sinta-se estimulado. Outro aspecto positivo está relacionado à melhora na autoestima dos profissionais de ensino. A entrega dessas escolas reformadas reflete nossa preocupação em tratar com cuidado a Educação do Estado”, frisou o secretário.

Desde o início do ano, a SEE trabalha em reformas em caráter emergencial em 163 escolas da rede.

Melhorias

A Escola Estadual Josefa da Conceição, no Canaã, em Maceió, foi uma das unidades que concluíram suas reformas nesta quarta-feira. Dentre os serviços realizados na unidade de ensino estão melhorias nas salas de aulas, biblioteca e laboratórios de Informática, Ciência e Matemática, garantindo aos 854 alunos do Ensino Fundamental e Médio um ambiente agradável para as atividades do ano letivo.

A diretora Marijôse Albuquerque chamou atenção para a reforma da biblioteca que, agora, possui um ambiente harmonioso para a leitura de um acervo de 2 mil e 400 livros disponíveis para a comunidade escolar. Além da reforma do laboratório de Informática que garantiu a aquisição de 25 novos computadores para o uso dos estudantes. “O que presenciamos foi um investimento pioneiro de um projeto de melhorias não só para a estrutura da escola, mas para os alunos. Para a comunidade escolar foi uma vitória”, comemorou a diretora.

Já na Escola Estadual Cincinato Pinto, no bairro do Bom Parto, houve recuperação das instalações hidráulicas e elétricas, retelhamento, pintura e ampliação da rampa de acessibilidade aos cadeirantes. O laboratório de informática também foi contemplado com a substituição de máquinas antigas por outras mais modernas.

A unidade de ensino, que funciona em um prédio histórico que pertenceu ao professor e político Jayme de Altavila, já estava com o ano letivo em andamento e a reforma beneficiou estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no turnos matutino e o vespertino.

Erika Mollo, diretora geral da Cincinato Pinto, afirmou que as melhorias estruturais realizadas tornam o ambiente mais propício à aprendizagem e mais atrativo tanto para alunos, quanto para os funcionários da escola. “Havia um grande demanda de serviços. As paredes foram rebocadas, algumas das dependências receberam azulejos, foram trocadas fiações antigas e a caixa d'água. Há tempos esperávamos por isso”, contou Erika.

Interior

No período da tarde, o secretário Adriano Soares também participou do ato de entrega de escolas reformadas no interior do estado. Na Escola Estadual Torquato Cabral, em Capela, Soares destacou a importância da parceria entre Estado e municípios em prol da educação de Alagoas.

“É por meio da educação que vamos elevar Alagoas ao patamar que merece. Nossa missão é oferecer todas as condições possíveis para que nossos alunos possam vencer desafios, conquistar sonhos e dar o melhor de si para o nosso Estado. E, para alcançarmos este objetivo, empreenderemos todos os esforços”, destacou.

Fundada em 1924, a Escola Torquato Cabral é a primeira escola estadual fundada em Capela e, pelos suas bancas, passaram várias gerações de capelenses. Dentre as unidades selecionadas para reformas emergenciais, a unidade de ensino também foi a primeira a ser entregue com obras concluídas no interior de Estado.

O secretário também frisou a importância dos investimentos nos servidores da Educação. “Não poderemos ter melhores índices sem investimentos em pessoal e, por isso, quero reforçar que estamos trabalhando na reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da Educação para que os nossos professores e servidores tenham o melhor plano já feito para a categoria”, avisou.