×

Sergipe

Governo divulga Edital para Projetos Científicos e Tecnológicos

Com o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental (a partir do 9º ano), além do ensino médio e profissional da Rede Pública, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), em parceria com a Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/SE), lançam o Edital do Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede de Educação Estadual.

A ação viabilizará o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica com ênfase na metodologia 'STEAM’ em instituições de ensino da Rede Pública, sediadas no Estado de Sergipe, além de permitir a participação de alunos em atividades de pesquisa científica e tecnológica. De acordo com a coordenadora do Programa de Comunicação e Inovação Tecnológica (PROCIT/FAPITEC), Rosane Resende, o STEAM é uma inovadora metodologia que mistura conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, para trabalhar essas diferentes áreas, de maneira conjunta, no desenvolvimento de um mesmo projeto.

Poderão ser contemplados pelo edital, projetos científicos e tecnológicos de áreas como Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências exatas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas; além de Formação Técnica e profissional. A temática da Covid-19 também estará presente, contemplando propostas com temas relacionados à Medidas de Prevenção; de Enfrentamento e de Convivência.

O superintendente executivo da SEDUC, Ricardo de Santana, explica que o edital é mais uma linha de apoio a projetos que são desenvolvidos nas escolas, com o objetivo de fortalecer não só o estímulo aos alunos, mas a atividades no âmbito escolar, em prol de uma educação de melhor qualidade. “Um diferencial é a linha de temas, que são voltados a saúde na escola, violência, ou seja, que tenham relação com o itinerário do Novo Ensino Médio, além de integrar regras de transição e convivência em relação ao novo coronavírus”, completa.