O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, garantiu, nesta sexta-feira (15), o apoio do Estado para a implantação da Cerâmica Santo Antônio, localizada no município de Paripueira. Em reunião realizada na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foi discutido processos de instalação da indústria e dos incentivos ofertados pelo Governo.
Com investimentos na ordem de R$ 4 milhões, a Cerâmica Santo Antônio irá gerar cerca de 170 empregos diretos. “É mais um empreendimento de grande importância para Alagoas e para o município de Paripueira, que tem se desenvolvido bastante, especialmente no turismo”, afirmou o secretário Luiz Otavio.
O novo empreendimento passará a funcionar dentro de 10 meses e irá produzir aproximadamente 1,5 milhão de tijolos por mês. O projeto de energia elétrica já foi aprovado pela Eletrobrás e a Cerâmica iniciou o plantio de 110 mil mudas de eucalipto, que atua como combustível na queima de tijolos e garante a sustentabilidade da indústria. “A cerâmica tem potencial para tornar-se a maior de Alagoas e só ela irá consumir mais energia que todo o município de Paripueira”, detalhou o empresário Gustavo Araújo Aguiar.
Sobre o apoio dado pelo Estado, o empresário destacou a atuação da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e os incentivos fiscais, creditícios e locacionais ofertados. “Esses benefícios são de fundamental importância, uma vez que possibilitam a viabilização do empreendimento”, afirmou o vereador Albino Júnior, acrescentando que parte do projeto será financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Para garantir o sucesso do negócio, o empresário visitou mais de 50 cerâmicas e tem participado de congressos e feiras em todo o Brasil. O projeto ainda conta com o apoio do prefeito Abrahão Moura, presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), do vereador Albino Júnior e do presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica do Estado de Alagoas, Frederico Carneiro.