×

Alagoas

Governo discute estratégias para combater violência contra homossexual

A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, e o professor universitário e criador do primeiro grupo gay na Bahia, Luis Mott se reuniram nessa terça-feira (24) para trocar ideias sobre a violência envolvendo este público. Na ocasião, Mott expôs dados e discutiu medidas para alertar a população LGBT, a exemplo dos dez mandamentos de conduta de defesa, desenvolvidos por ele, e que devem ser utilizados pelas secretarias de Estado, em uma cartilha desenvolvida pelo governo, para orientar os homossexuais de Alagoas.

Mott também discutiu com os representantes do Estado – a exemplo do tenente-coronel Maxuel Santos, que representou a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) – estratégias de planejamento para descobrir os agressores e sensibilizar a população, no sentido de combater o preconceito.

“Poucos estados, a exemplo de Alagoas, têm um projeto de acompanhamento dos crimes e este estado, felizmente, tem tudo para erradicar ou diminuir a violência contra os homossexuais”, avaliou Luis Mott. A secretária Katia Born salientou a importância de a polícia proteger todos os segmentos sociais e destacou o empenho do secretário de Estado da Defesa Social, Dario César, no processo de defesa da categoria em questão.

Para o tenente-coronel Maxuel Santos, a reunião serviu também para alinhar o pensamento e captar as melhores sugestões para trabalhar de forma conjunta. “A proposta do governo do Estado é o trabalho integrado em prol de um fim comum. É a primeira que trabalhamos de forma afinada com a Secretaria da Mulher. Uniremos as forças para cuidar desta população que, atualmente, se sente desprotegida por causa de tanto preconceito”, destacou Maxuel.