×

Meio Ambiente

Governo decreta situação de emergência no município de Igreja Nova

Falta de chuva na região vem trazendo diversas desvantagens para a população

Em virtude da falta de chuva e da seca no interior de Alagoas, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta quarta-feira (28), situação de emergência para o município de Igreja Nova e mais de 30 cidades.

De acordo com a informação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a falta de chuva na região vem trazendo diversas desvantagens para a população. Uma delas é a diminuição de água em reservatórios, que resulta em impactos negativos na agricultura e pecuária.

A portaria com a medida traz o reconhecimento para os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão e Monteirópolis.

Na mesma situação as cidades de Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Piranhas, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Bráz, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Com a medida, Alagoas passa a receber recursos da União para combate à seca. Entre os projetos adotados para melhorar o quadro dos sertanejos está a ampliação da Operação Pipa, que leva água aos locais mais áridos. O trabalho é feito em conjunto com as Forças Armadas.

Durante a validade do decreto, o governo estadual poderá adotar medidas urgentes para atender as necessidades da população, sem precisar de licitação.