A ação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres visa promover saúde, segurança e dignidade no trabalho - Foto: Assessoria
Dando continuidade às ações do Sergipe Delas, sendo estas voltadas às mulheres que atuam como catadoras de materiais recicláveis em Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou, nesta segunda-feira, 22, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Consórcio Público do Agreste Central Sergipano (CPAC), localizado no município de Ribeirópolis. A iniciativa beneficiou cooperativas localizadas nos municípios de Malhador, Nossa Senhora das Dores e Siriri.
Ao todo, foram entregues 31 kits compostos por itens como botas, camisas com proteção UV, luvas, bonés e óculos de proteção, fundamentais para reduzir riscos no manuseio de resíduos sólidos, muitas vezes contaminados.
A ação integra o Planejamento Estratégico da SPM, no eixo de inclusão produtiva e equidade, e é resultado de um diagnóstico realizado pela empresa Giral no estudo “Cooperativas de Reciclagem em Sergipe: Olhar sob a Perspectiva de Gênero e Inclusão Produtiva”, como destacou a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia. “Essa entrega é uma resposta concreta às necessidades identificadas junto às catadoras, fortalecendo a inclusão produtiva e assegurando condições mais seguras para o exercício da atividade”, ressaltou.
Os EPIs são considerados essenciais para garantir melhores condições de trabalho, saúde, segurança e dignidade aos profissionais que exercem papel fundamental na cadeia produtiva da reciclagem no estado.
O superintendente do CPAC, Evanilson Santana Santos, agradeceu pela iniciativa. “A Secretaria de Políticas para as Mulheres veio, hoje, realizar a entrega dos EPIs às cooperativas de Malhador, Siriri e Nossa Senhora das Dores. Gostaria apenas de agradecer à Secretaria e ao Governo do Estado por toda a parceria mantida com o consórcio e pelo apoio contínuo às cooperativas da nossa região”, frisou.
Representando a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Malhador, Maria Juliana da Silva destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do trabalho das mulheres catadoras e o impacto positivo das ações promovidas pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. “Gostaria de agradecer à Secretaria de Políticas para as Mulheres pela entrega dos EPIs e pela realização desse evento tão importante para nós. São ações como essa que fazem a diferença no nosso dia a dia de trabalho. Esperamos que outras iniciativas como essa continuem acontecendo, porque elas contribuem diretamente para melhorar nossas condições e fortalecer ainda mais as cooperativas”, afirmou.
Integrante da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Nossa Senhora das Dores, Maria Aparecida dos Santos ressaltou a relevância do encontro e a importância do apoio institucional para o desenvolvimento das cooperativas. “Na nossa cooperativa, em Nossa Senhora das Dores, temos 17 pessoas trabalhando. Participar desse encontro das mulheres catadoras e receber os EPIs foi algo muito significativo para todas nós. Só temos a agradecer à Secretaria de Políticas para as Mulheres e ao Governo de Sergipe por esse apoio e pela atenção às nossas necessidades. Esperamos que esse cuidado se traduza em ainda mais melhorias para as cooperativas”, pontuou.
A representante da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Siriri, Maria Luísa da Silva, enfatizou a importância do reconhecimento e do apoio do poder público às mulheres catadoras. “Para nós, é uma grande oportunidade receber esse apoio do Governo de Sergipe. Na nossa cooperativa, somos nove catadoras, todas mulheres, e saber que temos esse reconhecimento e esse suporte é muito importante. Agradeço por estarem aqui, nos apoiando e mostrando que podemos contar tanto com o Governo quanto com a força e a união de outras mulheres”, concluiu.
A necessidade do fornecimento de equipamentos de proteção é ainda mais relevante diante do protagonismo das catadoras, que são o motor da cadeia produtiva da reciclagem e contribuem diretamente para a sustentabilidade ambiental e a geração de renda em seus municípios.
Agência Sergipe
