Skip to content

Governo de Sergipe e Senac promovem qualificação de novas turmas na área da gastronomia

  • Home
  • Sergipe
  • Governo de Sergipe e Senac promovem qualificação de novas turmas na área da gastronomia

Blog

Governo de Sergipe e Senac promovem qualificação de novas turmas na área da gastronomia

O mês de janeiro tem início com novas qualificações na área gastronômica. Nesta sexta-feira, 5, duas turmas de empreendedores e amantes da culinária encerram o curso ‘Tendências de Drinks’, intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE) e as secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e Especial de Políticas para Mulheres (SPM).

De acordo com a Instrutora Profissional de Educação do Senac, Evanice Melo, o curso amplia as oportunidades para acesso ao mercado de trabalho, além de fomentar a qualificação de mão de obra em uma área muito demandada, que é a de bares e restaurantes, especialmente durante a atual temporada de verão. “Esse curso de tendências de drinks vem com essa modalidade de desenvolvimento técnico com frutas regionais, drinks regionais da época para que [os alunos] venham a ter mais um conhecimento de bebidas, aproveitem as frutas da estação e desenvolvam mais o potencial de trabalho”, ressalta.

Com carga horária total de 15 horas e certificação com reconhecimento nacional, o curso contou com uma programação teórica e prática, desde conhecimentos ligados ao empreendedorismo e à abertura de oportunidades de comercialização em eventos, até os processos de harmonização e produção. Drinks de mangaba, seriguela, tamarindo e caju foram algumas das tendências apresentadas durante as aulas como forma de exaltar os sabores e as riquezas da terra.

A estudante Helenilze Resende é uma das beneficiadas pelo curso. Apaixonada pelo aprendizado, ela também participou da qualificação em biscoitos natalinos ofertada no final de dezembro do ano passado, e não descarta a possibilidade de empreender futuramente. “Com esses cursos, eu estou aprendendo as quantidades, as dosagens, e isso é extremamente importante, porque as bebidas que a partir de agora eu for fazer ou inventar vão ter uma dosagem correta do álcool. Eu vou saber o que é que harmoniza bem com frutas cítricas, o que é que não harmoniza tão bem. Todo tipo de aprendizado é maravilhoso; depois que a gente aprende algo e que a gente põe em prática, o resultado é fantástico”, destaca.

O aprendizado das tendências de drinks contempla diferentes públicos, desde as produções alcoólicas para maiores de 18 anos às produções não alcoólicas. Segundo a empreendedora Aldeci Santos, é uma oportunidade de inovar nos negócios e ampliar as vendas. “O Governo do Estado está proporcionando isso para a gente. É muito bom não só para mim, mas para outras pessoas que estão aqui e que vão empreender, ganhar mais oportunidade de mostrar o seu trabalho e de ganhar mais um dinheirinho. É maravilhoso”, salienta.

Qualificações

As qualificações na área gastronômica foram iniciadas em novembro de 2023, com preenchimento de cerca de 180 vagas nas especialidades da confeitaria natalina, produção de panetones doces e salgados, biscoitos e sobremesas geladas e, agora, tendências de drinks. Além disso, mais 60 vagas foram fechadas para capacitação em dois novos cursos até o dia 18 de janeiro: alimentos seguros e bolos de pote e bombons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também