×

Sergipe

Governo de Sergipe define detalhes para comemoração de 8 de Julho

Reunião ocorrida no espaço Lar Imaculada Conceição traçou alguns pontos do evento

O Governo de Sergipe já deu início aos preparativos para a solenidade comemorativa ao 8 de Julho, Dia da Emancipação Política de Sergipe. As secretarias de Estado da Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Infraestrutura (Seinfra), além da equipe do Cerimonial do Governo, estão na organização do evento que todos os anos movimenta a cidade de São Cristóvão nesta data.

A programação desse ano inclui o tradicional ato de revista das tropas, apresentações de grupos folclóricos e inaugurações de obras. O início das atividades está previsto para as 16h, em frente ao Museu Histórico de Sergipe (MHS). De lá, o governador do Estado, Marcelo Déda, sua comitiva e convidados seguirão para o prédio histórico do Lar Imaculada Conceição, que foi reformado através do Programa Monumenta, do Governo Federal, espaço que abrigará uma hospedaria.

“O Lar da Imaculada Conceição é um importante espaço que faz parte do nosso patrimônio histórico, e o dia 8 de julho é uma data que tem grande significado histórico e cultural para nós sergipanos. Por isso, nada melhor do que escolher esse dia para inaugurar essa obra que terá uma importância muito grande para alavancar o turismo na cidade”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. A hospedaria terá 10 apartamentos e contará ainda com refeitório e auditório com capacidade para 160 pessoas.

Ainda como parte dos trabalhos realizados pelo Monumenta na quarta cidade mais antiga do país, serão inauguradas as obras do Museu da Polícia Militar e da requalificação das ladeiras. O total investido pelo programa nessas três obras soma mais de R$ 1,3 milhão.

A arquiteta da Secretaria do Estado da Infraestrutura (Seinfra) e coordenadora do Programa Monumenta em Sergipe, Tatiana de Carvalho Costa, ressaltou a importância desse investimento. “Cada uma das três obras tem sua particularidade, e sem dúvida, o conjunto traz uma grande oportunidade para o crescimento do turismo na cidade”, enfatizou.

Além das inaugurações que serão comandadas pelo chefe do Executivo, ocorrerão apresentações artísticas com oito grupos folclóricos sergipanos, apresentação do Coral Vozes da Vitória, da Lira Sancristovense e concerto da Orquestra Sanfônica de Aracaju.