O governo do Estado de Sergipe, através da Fundação Renascer, deu início na manhã desta quarta-feira, 23, ao Curso de Capacitação para Operadores do Sistema Socioeducativo. Até o próximo dia 31, cem profissionais estarão participando de palestras, debates e atividades culturais como forma de aperfeiçoar e reintegrar adolescentes que estão privados da liberdade por ordem judicial.
A ação educacional conta com o apoio da secretaria de Estado da Educação (Seed), da secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), e da Faculdade Maurício de Nassau. Todo o conteúdo presente apresentado segue as normativas exigidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sintase). Durante a solenidade de abertura, foi efetivada a assinatura do convênio entre a Renascer e a Faculdade Mauricio de Nassau com objetivo de ofertar descontos aos funcionários e familiares da Fundação Renascer sendo, 30% em cursos de graduação e 20% em pós-graduação.
“Estamos unidos em prol do aperfeiçoamento das medidas socioeducativas realizadas em Sergipe. A realização desse curso representa o quanto o governador Jackson Barreto de Lima está preocupado em promover avanços não apenas para os adolescentes e familiares, mas sim para toda a sociedade brasileira”, declarou o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira. Ainda de acordo com o gestor, paralelo à colaboração social e administrativa promovida pela Seed e Seidh, a Maurício de Nassau se mostra interessada em contribuir e participar deste desenvolvimento.
“Fico extremamente feliz em perceber que vários seguimentos da sociedade civil estão buscando a humanização das crianças e adolescentes com o propósito de contribuir por um mundo melhor. O Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça, e, agora a Facvldade Maurício de Nassau, demonstram isso diariamente. Não tenho dúvidas que estamos caminhando no rumo certo; deixamos o modelo retrógrado de tortura pra trás, e estamos construindo um futuro melhor com livros, cultura e capacitação humanista”, pontuou.
Conforme avaliação exposta pelo secretário da Seidh, José Sobral, é visível o avanço já obtido pelo governo do Estado ao longo dos últimos dois anos. Para o gestor, a Fundação Renascer tem realizado na prática a real missão do órgão. “Não conseguimos contabilizar o quanto a atual gestão já contribuiu diretamente de forma benéfica na vida de centenas de adolescentes e familiares. A gente percebe o rumo motivador que estamos vivenciando. Fico satisfeito em me deparar com o auditório repleto de profissionais que executam as atividades diárias com amor e ética. Isso é bastante motivador e tenho certeza que o governo de Sergipe seguirá avançando gradativamente nas medidas socioeducativas”, afirmou.
