×

Sergipe

Governo de Sergipe articula realização das seletivas do evento esportivo escolar Gymnasiade 2022 em Aracaju

A capital sergipana concentrará o maior número de modalidades

A maior competição estudantil do mundo, considerada a olimpíada escolar, este ano será realizada na Normandia, França, no mês de maio. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) pretende levar uma delegação representativa do Brasil e manter o país no Top 5 do desporto estudantil mundial. E para que isto ocorra, as seletivas brasileiras serão realizadas em Macapá, Maricá, Rio Branco e Aracaju. A capital sergipana concentrará o maior número de modalidades. São, ao todo, oito modalidades esportivas, cujos representantes brasileiros na Normandia serão conhecidos em território sergipano.

Na capital sergipana serão disputadas as competições de Atletismo e Ginástica Artística (de 7 a 10 de março), Tênis de Mesa (de 14 a 18 de março), Judô e Wushu (de 21 a 24 de março), Xadrez (de 27 a 31 de março) e, finalmente, Ginástica Rítmica e Natação (de 28 a 31 de março).

Em mais um evento esportivo captado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/Supee), Aracaju receberá no período de realização da seletiva mais de 5 mil participantes, reunindo atletas, técnicos, dirigentes e oficiais.

A Superintendência Especial de Esportes (Supee), que tem à frente a superintendente Mariana Dantas, não tem negado esforços para que o evento se revista de pleno êxito, e Sergipe, mais uma vez, mostre a sua capacidade de promover grandes eventos esportivos. Para isso, têm sido constantes as reuniões com a equipe CBDE, alinhando detalhes de logística da competição.

Detalhes e parceria

A Gymnasíade, como é conhecida, é um evento que ocorre de 2 em 2 anos e reúne mais de 100 países em cada edição. O Brasil, uma potência esportiva escolar mundial, é o único país do mundo a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições, que foram realizadas em Brasília-DF (2013), na Turquia (2016) e em Marrocos (2018).

Nessa quinta-feira, 3, aconteceu mais uma reunião na Superintendência Especial de Esportes, entre a equipe técnica da Supee e dirigentes da CBDE, representados pelo presidente Antônio Hora Filho e o CEO da entidade, Luiz Delfino. Na oportunidade, foram definidos os últimos detalhes para a realização do grande evento esportivo escolar.

“Já nos reunimos com o presidente Antônio Hora, e hoje estamos aqui com o CEO da CBDE, Luiz Delfino. Entramos nos ajustes finais para a seletiva da Gymnasiade, que vai acontecer em Sergipe, no período de 7 a 31 de março. Aqui teremos estudantes atletas de todo o país. Trata-se de um grande evento, e o Governo do Estado de Sergipe está dando todo o apoio para que essa seletiva seja revestida de pleno sucesso”, disse a superintendente Mariana Dantas.

O CEO Luiz Delfino destacou a receptividade da superintendente de esportes e sua equipe de técnicos e assessores, lembrando que esta é a principal competição do ano da CBDE, pois se trata de uma seletiva para a Gymnasiade na Normandia/França.

“Ficamos muito felizes com a receptividade da superintendente Mariana Dantas. É uma competição que vai trazer atletas do Brasil inteiro, e para nós é muito importante esse evento, a fim de selecionarmos os melhores atletas em cada modalidade, visto que o objetivo é levar uma delegação forte, competitiva para manter o Brasil entre as três principais potências do desporto escolar mundial. É um grande investimento. É uma aposta que Sergipe faz no desporto escolar, e isso muito nos orgulha”, avaliou Luiz Delfino.