×

Alagoas

Governo de Alagoas sediará evento técnico-científico

A maioria dos municípios brasileiros apresenta problemas de uso, cobertura e ocupação das terras, gerados pela falta de um planejamento adequado do seu território. O uso de geoinformação e de geotecnologias auxilia no planejamento estratégico, aumentando a eficiência da gestão territorial, pois pode apoiar várias ações relativas à educação, transporte, saúde, zoneamentos, planos diretores e análise de riscos.

Tais recursos contribuem para melhorar a eficiência dos serviços públicos e, pensando nisso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), realizará a terceira edição do Simpósio sobre as Geotecnologias e Geoinformação.

O evento, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, discutirá os desafios na produção e disseminação de dados georeferenciais. Durante o encontro, serão discutidas estratégias sobre o uso de geodados, assim como palestras acerca da utilização e produção de informações geoespaciais no setor público.

Renomados pesquisadores, professores e técnicos alagoanos participam do evento. Está confirmada a presença dos seguintes profissionais: doutor Carlos Alberto Felgueiras (tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – Inpe); general de Brigada Silva Neto (diretor de Serviço Geográfico do Exército), mestre Ricardo Lomba de Araújo (engenheiro sênior da Petrobras) e João Bosco de Azevedo (diretor adjunto de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Minicursos

Para enriquecer o evento, serão oferecidos quatro minicursos. O primeiro abordará a Cartografia Escolar, com conceitos e apresentação sobre a cartografia escolar, o uso de mapas na sala de aula e a sua usabilidade.

Dados Abertos Conectados será o tema do segundo minicurso, que apresentará conceitos sobre abertura de dados com qualidade, visando disseminar a cultura de publicação e consumo de dados abertos conectados.

Além desses, também será abordada uma Introdução ao Geoprocessamento, mostrando explicações práticas sobre os conceitos apresentados e será apresentada um linha do tempo sobre a cultura da cana-de-açúcar no Estado de Alagoas, no minicurso Impactos Ambientais Gerados pela Cultura da Cana-de-açúcar no Estado de Alagoas.

Inscrições

Para se inscrever no III GeoAlagoas, basta acessar o portal: http://geoalagoas.dados.al.gov.br/ e informar os seus dados. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e o período de submissão de trabalhos ficará disponível até o dia 03/08.

Quanto às regras para a submissão, todas estarão no site em modelo de edital.