O Governo de Alagoas instituiu, no seu calendário oficial, o Dia Estadual de Combate aos Maus Tratos Contra os Idosos, a ser comemorado anualmente em 27 de fevereiro. A Lei nº 7.331, de 5 de janeiro, está publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6).
Para a secretária adjunta da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Maria Martins, a iniciativa é um alerta para que se cumpra a legislação já existente no País. “No Brasil, existem boas leis para que se combata essa violência contra os idosos. Entre a lei e a realidade existe uma distância que o Governo do Estado está preenchendo com a instituição do Dia de Combate aos Maus Contra os Idosos”, assinalou.
Nadja ressalta que o ato do governo servirá ainda como um aviso para se fazer cumprir a legislação vigente. “Precisamos entender que a perspectiva de vida de nossos habitantes aumentou e, com isso, o número de pessoas idosas vai crescer a cada dia. A gente precisa alertar que os idosos merecem respeito e que a sociedade deve estar atenta a atendê-los da melhor maneira possível”, frisou.
Ela informou que, no próximo 27 de fevereiro, a secretaria mobilizará a população no sentido de conscientizá-la que a data existe e o motivo de sua instituição. Nadja destaca que deve ser desmistificada a cultura de não atender às necessidades da população idosa em vários setores. “Parabenizo o Governo do Estado por ter instituído essa data de grande importância. As leis existem, o que falta é o devido respeito da parte de alguns setores da população em cumpri-las”, expôs.
