×

Alagoas

Governo de Alagoas garante ajuda os municípios da seca

Atendendo uma solicitação do vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o governador Teotônio Vilela se reuniu esta manhã (17), com prefeitos, Defesa Civil, Exercito e os secretários de Meio Ambiente e de Agricultura, para discutir assuntos relacionados à seca. Hoje, são 45 municípios em situação de emergência, no qual 37 foram reconhecidos pelo Estado e os demais Governo Federal.

Segundo o Coronel Nunes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são gastos R$2,5 milhões por mês apenas pela CEDEC na operação pipa, que é liderado também pelo Exército. A preocupação dos prefeitos, além do eventual atraso do pagamento dos pipeiros, é com relação a licitação de contratação, que encerra no dia 31 de março.

“O mês que costuma encher os barreiros é em janeiro e fevereiro. Depois disso precisamos no prevenir contra os efeitos da seca. A licitação de contratação de carros-pipas acaba em um momento crítico”, afirmou o prefeito Jorge Dantas.

O governador ressaltou que vai buscar junto ao governo federal recursos para a contratação de novos pipeiros e para a realização de uma nova licitação. “Os municípios não precisam se preocupar. Se não houver dinheiro federal, o Estado vai garantir auxilio”, afirmou Teo Vilela.

Sobre os atrasos dos pagamentos dos pipeiros, anunciados pela imprensa, o Coronel Nunes, afirmou que alguns profissionais estão com a documentação atrasada, referente às planilhas de entrega de água nas comunidades. “Além disso, o sistema nacional para o pagamento só voltou a funcionar semana passada na Defesa Civil, o que deve regular o pagamento”, afirmou.