A parceria entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Penedo viabiliza mais um importante investimento em saúde pública para a população penedense. Enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram capacitadas na aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração e mais eficaz da atualidade, disponibilizado pelo SUS.
O acesso à inovação acontece no Centro de Saúde da Mulher, localizado no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, serviço que fortalece as ações de saúde reprodutiva.
O treinamento foi conduzido pela enfermeira Nathalya Anastácio, profissional da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) a serviço do Programa CRIA, instituído por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância.
Nathalya apresentou a técnica correta de inserção do Implanon, utilizando uma prótese. Em seguida, as enfermeiras da SMS realizaram a aplicação em pacientes, sempre sob a supervisão da instrutora, garantindo segurança e qualidade no procedimento.
“O Implanon é o contraceptivo mais seguro do mundo, com longa duração, de até três anos, e com 99% de eficácia. Tudo para garantir os direitos reprodutivos das mulheres e assegurar uma gravidez planejada. E ele pode ser retirado a qualquer momento, sem que seja preciso esperar até completar três anos. A mulher pode retirar antes, se estiver pensando em engravidar”, explica a enfermeira Nathalya.
O Implanon é um método contraceptivo hormonal, em forma de um pequeno bastonete flexível, inserido sob a pele do braço. Ele libera hormônios de forma contínua e previne a gravidez, método gratuito, eficaz, seguro e reversível.
“O SUS ampliou o acesso a este implante subdérmico para mulheres de 14 a 49 anos, após um projeto piloto que começou com adolescentes de 15 a 19 anos. Embora o método seja seguro e eficaz, haverá critérios para a sua aplicação, e as interessadas devem procurar as unidades básicas de saúde para orientação”, orienta a Coordenadora do Centro da Mulher, a enfermeira Jacqueline Lima.
Em Penedo, o Implanon será disponibilizado para mulheres com idade entre 14 e 49 anos que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social, seguindo os critérios estabelecidos pelos serviços de saúde.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de Penedo com o planejamento reprodutivo, a autonomia das mulheres e a promoção de uma assistência em saúde mais humanizada e inclusiva.
“Essa capacitação representa mais um avanço concreto no cuidado com a saúde reprodutiva das mulheres de Penedo. Ao qualificar nossas enfermeiras para a aplicação do Implanon, ampliamos o acesso a um método seguro, reversível e eficaz, garantindo mais autonomia, planejamento e dignidade às mulheres. Nosso compromisso é fortalecer políticas públicas que respeitem escolhas, reduzam vulnerabilidades e ofereçam cuidado humanizado, com segurança e informação”, acrescenta a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça,, agradecendo a parceria do Governo de Alagoas.
Secom – PMP


