×

Negócios/Economia

Governo de Alagoas divulga horário diferenciado para a Copa

Comércio de Penedo também tem horário especial

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (2), traz o decreto que regulamenta o horário do expediente nas secretarias e órgãos do Estado em dias de jogos da seleção brasileira, na primeira fase da Copa do Mundo 2014.

De acordo com o Decreto nº 33.601, de 30 de maio, as repartições públicas estaduais funcionarão, excepcionalmente, das 8h às 13h nos dias de jogos da seleção brasileira na primeira fase do Mundial. A norma é válida para os órgãos e entidades da administração direta e indireta nos dias 12 de junho (quinta-feira), 17 de junho (terça-feira) e 23 de junho (segunda-feira).

As regras não se aplicam aos órgãos e entidades que funcionam durante 24h por dia. Nestes casos, os dirigentes das unidades administrativas devem estabelecer as escalas de serviço de modo a não prejudicar o atendimento.

Tradição do futebol

Para o decreto, com o horário reduzido, o Governo considerou a tradição e a importância do evento para o Brasil, além da necessidade de estabelecer critérios que permitam a audiência dos servidores públicos estaduais, sem prejuízo ao povo.

Comércio de Penedo

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas), nos dias de jogos da primeira fase, as lojas fecham uma hora antes, acordo compensável. Nos dias 12 e 23, às 17hrs. Já no dia 17, fecha às 16hrs. O horário para a segunda fase, ainda será definido.

Agências bancárias

Nos dias de jogos do Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o funcionamento vai de 8h às 12h30. E nas cidades em que for decretado feriado, os bancos fecham.