
Ações realizadas e encaminhadas pelos órgãos foram apresentadas
Diante da tragédia ocorrida nos 19 municípios alagoanos nas últimas semanas, o governo do Estado criou um Grupo de Reconstrução que atuará na união de ações executadas pelo poder público e pela iniciativa privada. Nesta terça-feira (6), houve a primeira reunião desse grupo, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), para integrar as informações e apresentar as ações realizadas e encaminhadas pelos órgãos.
O primeiro encontro da equipe contou com a presença do prefeito de Blumenau (SC), João Paulo Kleinubing. Em 2008, a cidade também sofreu com fortes chuvas.
O Governo apresentou as ações e necessidades já identificadas nas cidades pelos órgãos e secretarias do Estado para alinhamento do plano de reconstrução das cidades. Para centralizar o planejamento das próximas etapas de ação do governo estadual, o secretário Luiz Otavio Gomes [Desenvolvimento Econômico] estará desempenhando a função de coordenador do Grupo de Reconstrução. Gomes explica que todo o Governo está envolvido nas ações de apoio às vítimas e na recuperação das estruturas físicas das cidades atingidas.
“Com as informações apresentadas hoje pelos diversos órgãos, fica claro que o governo de Alagoas tomou todas as providências iniciais, e de caráter emergencial, ocorrendo agora a continuidade e o acréscimo das ações definitivas de reconstrução”, informou o secretário Luiz Otavio Gomes, após a exposição feita pela Defesa Civil do Estado de Alagoas.
Pequenos negócios
O secretário lembrou que o Governo também organiza, junto com o Sebrae e o setor produtivo, medidas de apoio aos negócios de pequeno porte destruídos e prejudicados pelas chuvas nesse locais. Em consequência disso, está marcada para as 9h desta quarta-feira uma reunião sobre o assunto com o presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, na Sedec.
Os secretários da Saúde e da Educação, Herbert Mota e Rogério Teófilo, respectivamente, afirmaram que serão disponibilizados 45 novos postos de saúde e cinco novas escolas, feitos de material provisório, para atender a carência inicial de serviços. Serão 45 postos de saúde que atenderão a população atingida pelas enchentes, numa realização de combate as doenças típicas de tragédias como essa, a exemplo da leptospirose.
O secretário Rogério Teófilo desenhou o cenário das escolas da rede estadual atingidas – 12 unidades ficaram submersas pelas águas e cinco foram totalmente destruídas.
O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, veio a Alagoas acompanhado de equipe técnica que ficará até sexta-feira (9) para auxiliar com as ações emergenciais e definitivas realizadas naquela cidade. Em Blumenau, foram erguidas mais de 2 mil unidades habitacionais. Em todo o Estado de Santa Catarina, foram feitas 8 mil casas, mas em Alagoas esse número será maior, já que, num levantamento realizado pela Secretaria da Infraestrutura, há cerca de 70 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas.
“Não é fácil, há muito trabalho pela frente. Por isso, deve haver unidade. O fundamental é que haja unidade e comunicação. Não se pode também querer resolver de qualquer jeito, é preciso ter visão de futuro”, concluiu o prefeito.
Também participaram do encontro a secretária de Estado da Assistência Social, Solange Jurema; dos Recursos Hídricos, Alex Gama; da Infraestrutura, Fernando Nunes.
Agenda
Na sexta-feira (9), o Grupo de Reconstrução e demais instituições parceiras se reúnem com todos os prefeitos dos 19 municípios atingidos. O encontro acontece às 9h no Palácio República dos Palmares.