Novos anéis de distribuição solucionam problemas de escassez de água
Mais uma ação de saneamento foi concluída pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A obra de Implantação dos Anéis de Distribuição de Água de Maceió, realizada com recursos do governo federal e contrapartida do governo estadual, beneficia 12 mil moradores dos bairros da Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, ampliando e melhorando o abastecimento de água na região.
O projeto incluiu a ampliação de mais 12,3 Km de rede de água, por meio da implantação de quatro anéis de distribuição, que canalizam e enviam toda a água tratada para essas redes, responsáveis por abastecer diretamente as residências. As novas tubulações, cujos diâmetros variam entre 400 mm e 700 mm, irão garantir que a água chegue com maior facilidade a localidades atingidas por escassez.
Visando contemplar um maior número de beneficiários e melhorar ainda mais o fornecimento de água em Maceió, a Seinfra, em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), desenvolve também outras obras de ampliação da rede de água e prevê investimentos em ampliação de reservatórios, substituição de toda rede de distribuição de água obsoleta e interligação da rede principal com os anéis implantados.
De acordo com o engenheiro fiscal da Seinfra, Wevani Souza Pais, toda a obra de implantação dos Anéis foi realizada em diálogo com as comunidades atendidas.
“Contamos sempre com a compreensão dos moradores e comerciantes das áreas beneficiadas, visto que essa foi uma obra de difícil execução e consequentemente cheia de imprevistos. Mas agora que ela está concluída, a população pode sentir os benefícios no abastecimento de água”, afirma Souza.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, lembra que os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saneamento são essenciais também para o setor da Saúde, já que milhares de pessoas ainda contraem doenças por veiculação hídrica.
“Cada investimento que fazemos em saneamento implica na redução de gastos com tratamento dessas doenças. A Organização Mundial da Saúde diz que a proporção é de R$ 4 em economia na Saúde para cada R$ 1 investido em saneamento. Por isso, hoje temos uma grande quantidade de investimentos no setor, como nunca antes em Alagoas”, garante Fireman.
Em todo o Estado, estão sendo implantados mais de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 quilômetros de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.
