×

Meio Ambiente

Governo de Alagoas adere ao projeto Coleta Óleo

“Você sabia que 1 litro de óleo de fritura descartado no ralo da cozinha é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água potável?”. Foi este o questionamento que levou a apresentação, nesta quarta-feira (8), do Projeto Coleta Óleo na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O órgão agora é ponto de coleta de óleo, que deve ser levado dentro de garrafas pet.

Dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Instituições de Planejamento indicam que a população de Maceió descarta em média 468 mil litros de óleo por mês, dos quais menos de 30% tem a destinação correta. O restante do óleo desce pelos ralos. A servidora da Semarh, Eva Moraes, fez um alerta sobre os impactos que esse óleo descartado de maneira incorreta causa.

“O óleo, quando jogado nos ralos das pias, causa graves entupimentos em canos e acarreta a diminuição da vida útil de bombas e outros equipamentos hidráulicos. Uma vez no esgoto, o óleo se dissipa na superfície da água formando uma camada que impede a oxigenação dela e a passagem de luz solar, degradando a cadeia alimentar aquática”, disse a servidora.

Além de tentar minimizar o impacto do descarte incorreto de óleo no meio ambiente, o Projeto ainda pretende proporcionar a inclusão social de catadores de materiais recicláveis, que vão aos pontos de coleta transportar o óleo para as cooperativas. A Semarh trabalhará em parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater II (Coopvila). O óleo recolhido será vendido à Pratense Química Industrial Ltda., que utilizará o material para fabricação de Biodiesel.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, esteve presente na apresentação do Projeto e ressaltou a importância da preservação do meio ambiente. “Estamos participando de mais um projeto importantíssimo tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a inserção dos catadores na sociedade. Com certeza vou levar este projeto a todos os lugares em que eu for”, ressaltou o secretário.

O Projeto Coleta Óleo é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com Semarh, Pratense, cooperativas de catadores de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente (IMA), instituições do Sistema S e diversas outras entidades e empresas.