×

Meio Ambiente

Governo da Bahia visita Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente

Técnicos vieram conhecer as atividades desenvolvidas e debater as experiências

A Sala de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas, situada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), recebeu nesta segunda-feira (17) a visita de técnicos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti-BA), que vieram conhecer as atividades desenvolvidas e debater as experiências e equipamentos empregados na Sala de Alerta.

De acordo com Izaura Reis, técnica da Secti-BA, a Bahia firmou recentemente um acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) para a construção de um Centro Estadual para a Prevenção de Desastres Naturais e Defesa Civil. No local, deve funcionar uma sala similar à Sala de Alerta, voltada para a problemática das chuvas e enchentes, mas com foco na convivência com a seca. Izaura ressaltou que a Sala de Alerta é referência nacional e sua indicação veio do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do MCTI.

A Sala de Alerta na Semarh é pioneira no Brasil, fruto de uma parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Defesa Civil do Estado. A ANA pretende construir diversas novas Salas de Monitoramento ao longo do País, tomando como base a que existe em Alagoas. Além do monitoramento dos níveis de rios alagoanos e pernambucanos, a Sala de Alerta também realiza a previsão e relatórios climáticos.