×

Alagoas

Governo coordena desenvolvimento produtivo no Sertão

Produtores da região recebem suporte do governo de Alagoas

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) coordena ações para fomentar a economia na região do Sertão. O setor leiteiro, por exemplo, é um das ações executados em parceria com instituições do setor produtivo.

Com a articulação da Superintendência de Desenvolvimento Regional junto às prefeituras da região sertaneja, o governo de Alagoas leva conhecimento e indicativos de políticas públicas após identificar o potencial econômico e necessidades de cada cidade.

Após esse levantamento, todos os envolvidos no processo optam pelas melhores ações. Foram feitos trabalhos específicos em cidades como Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Olivença, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, entre outros.

Uma medida adotada pela Sedec é a sensibilização das prefeituras para a criação da Lei Geral da Microempresa municipal, junto com o Sebrae Alagoas. Os municípios de Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Major Isidoro, Delmiro Gouveia, Batalha, Inhapi, Olivença e Canapi já atenderam ao pedido de criação da Lei Geral Municipal.

Parcerias fortalecem produção de leite

A produção de leite é considerada um dos setores produtivos de destaque no Sertão alagoano. Para isso, criou-se o Fórum da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, que une o governo de Alagoas, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Agricultura, o Sebrae Alagoas e o Sistema Fiea/Senai.

Capacitação, aquisição de equipamentos, orientação técnica e fiscalização foram aspectos levados ao fórum. As ações estão incluídas no Projeto de Fortalecimento do setor, coordenado pelo governo de Alagoas – por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Agrário – e o Sebrae Alagoas.

Com recursos no valor aproximado de R$ 8 milhões, vindos do Governo, via Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), além de R$ 1,5 milhão do Sebrae – Nacional e Alagoas – serão atendidos cerca de 1.200 micro e pequenos produtores e empresas de laticínios.

Máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite, botijões para armazenamento de sêmen e kits de inseminação artificial foram entregues nas cidades que formam a Bacia Leiteira, como Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Major Izidoro, mais uma ação do Programa Alagoas Mais Leite.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, o projeto do setor em Alagoas foi bem elaborado, pois tem objetivos específicos que beneficiam tanto industriais como produtores e concentram o empenho de todos os técnicos das secretarias e das instituições, empresários e produtores de leite.

“Vamos fazer uma ação semelhante à Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP). O que estamos conseguindo só ocorre com o apoio de todo a estrutura do governo de Alagoas e o setor produtivo local”, evidencia o secretário.