×

Alagoas

Governo capacita representantes dos municípios alagoanos para elaboração de Plano Plurianual

Ação formará agentes multiplicadores na construção do planejamento estratégico

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), realiza entre os dias 23 e 25 de julho um curso de capacitação com técnicos municipais para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) participativo 2014 – 2017. O curso é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, e tem por objetivo construir uma plataforma de diálogo permanente entre as três esferas do governo, com o suporte dos PPAs e agendas de desenvolvimento territorial.

Em Maceió, quatro técnicos treinados em Brasília, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enape), ministrarão esta primeira etapa da capacitação, que inicia em 2013 e encerra em 2014, contemplando a mobilização dos municípios alagoanos para o planejamento do PPA e agenda de desenvolvimento territorial, onde o Ministério busca apoio dos Estados, através das associações municipais.

Os técnicos Genildo Silva (Seplande), Márcio Melânia (Seplande), Pedro Ferro (AMA) e Patrícia Toledo (AMA) abordam nesta primeira etapa assuntos relacionados às ferramentas para a construção de um PPA. “Pela primeira vez, vamos formar agentes multiplicadores, que disseminarão o conhecimento adquirido no curso em seus municípios, alinhando assim uma política integrada entre governo federal, estadual e municipal”, explicou Márcio Melânia.

Cerca de 50 municípios foram mobilizados para esta etapa em Maceió. A capacitação acontecerá ainda em Arapiraca e Santana do Ipanema, agregando também todos os municípios do Agreste e Sertão do Estado.

PPA

O Plano Plurianual – PPA representa o produto do esforço desenvolvido pelos Poderes do Estado com o objetivo de alocar e integrar os recursos humanos, materiais, financeiros, a fim de orientar a estrutura governamental para atender às necessidades do Estado. É o principal instrumento de planejamento das ações de Governo em médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Publica Estadual.