×

Sergipe

Governo atrai quatro novas indústrias para Sergipe

Em breve quatro novas indústrias estarão se instalando no interior do estado. Aprovados durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), realizada na quinta-feira, 28, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), os empreendimentos serão localizados nos municípios de Lagarto, Estância e Nossa Senhora do Socorro. Juntas as novas empresas vão investir R$ 10,5 milhões e gerar 100 novos postos de trabalho em suas localidades.

Entre as novas indústrias, uma será instalada em Lagarto para o beneficiamento de vidros e outra se instalará no município de Estância, onde produzirá portas, rodapés e armários em madeira. As outras duas, que irão para o Distrito Industrial de Socorro vão produzir, distintamente, polpas de frutas e peças industriais de aço para atender a indústria de móveis e a automotiva.

Além dos projetos recém-aprovados, o CDI também acatou a solicitação de uma empresa já instalada no município de Estância e que quer realocar sua unidade dentro do próprio distrito industrial, e de outras duas que solicitaram a prorrogação do prazo dos incentivos concedidos pelo Governo do Estado, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

O Governo busca ainda, garantir a instalação de indústrias já em funcionamento, por meio da extensão de incentivos e prazos. “Esses incentivos possibilitam a geração de empregos e renda de forma direta, além de criar relações de consumo com ofertantes já existentes em nosso mercado local” acrescenta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, ressaltando que a política adotada pelo Governo do Estado tem como base a geração de emprego e renda, uma das prioridades estabelecidas no governo Jackson Barreto.

CDI

Responsável pelo assessoramento do Governo estadual na formulação e execução da política do desenvolvimento industrial de Sergipe, o CDI reúne mensalmente seus representantes para deliberar projetos, a fim de conceder os benefícios previstos no PSDI que é administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

Presidido pelo vice-governador Belivaldo Chagas e tendo como vice-presidente o secretário da Sedetec, Chico Dantas, o CDI é responsável por discutir a deliberação e aprovação de projetos para empreendimentos – instalação ou implantação de atividades industriais em Sergipe – que pretendam obter incentivos fiscais e locacionais do Governo do Estado.

Além da Sedetec, participam do conselho, órgãos e entidades do Estado como a Federação das Indústrias, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias, Banese, Associação dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, bem como as secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável; da Fazenda; e do Turismo.