As ordens de serviço para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital alagoana foram assinadas nesta terça-feira (21). As obras devem começar imediatamente e a previsão é que sejam concluídas entre três e seis meses, utilizando recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 2,6 milhões, e contrapartida do Governo do Estado.
A solenidade de assinatura aconteceu no Trapiche, no local onde será erguido um dos postos, e contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda, além do prefeito Rui Palmeira e dos secretários de Saúde de Alagoas, Jorge Villas Bôas, e do município, João Marcelo Lyra, respectivamente.
Na ocasião, o governador ressaltou a importância das unidades. “Muitas das pessoas que procuram o HGE [Hospital Geral do Estado] deveriam ser atendidas no município. Junto com os leitos de retaguarda criados no próprio HGE e em outros hospitais, essas unidades vão permitir que, até o final do ano, possamos retirar os pacientes que ficam nos corredores”, disse.
Jorge Villas Bôas também lembrou que as UPAs – que devem solucionar mais de 90% dos casos de urgência e emergência da capital – vão melhorar a assistência como um todo. “A iniciativa reafirma a parceria entre as três esferas de Governo e irá oferecer à população maceioense uma assistência especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o secretário.
Os postos ficarão localizados nas Ruas Cabo Reis, no Trapiche, e Antônio Lisboa Amorim, no Benedito Bentes. Ambas são do tipo III, com capacidade para atender até 450 pessoas por dia. O custeio é feito de forma tripartite, com 50% dos custos arcados pelo MS, 25% pela Secretaria de Saúde do Estado e os outros 25% pela prefeitura municipal.
As Unidades de Pronto Atendimento contarão com estrutura completa, com consultórios; salas de Raio-X, sutura, gesso, inalação, aplicação de medicamentos e eletrocardiografia; área de observação; farmácia; pediatria; laboratório de exames e leitos, funcionando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
“Teremos 30 leitos em cada uma delas, totalizando 60, o que vai ajudar a desafogar o HGE. A ideia é que elas prestem um atendimento intermediário, entre a baixa e a média complexidade, melhorando a qualidade do serviço prestado à população e evitando a superlotação”, destacou o secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra.
Atualmente, Alagoas conta com duas UPAs em funcionamento, nas cidades de Viçosa e Penedo. Outras quatro devem ser inauguradas nas cidades de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Maragogi e Delmiro Gouveia. “Tudo isso vai ajudar a melhorar o atendimento de urgência no Estado”, destacou o secretário nacional do MS, Helvécio Miranda.
Também participam da solenidade o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira; o senador Benedito de Lira; os deputados federais Alexandre Toledo e Rosinha da Adefal; e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, além de vereadores da capital e lideranças comunitárias.
