×

Alagoas

Governo apresenta Plano de Desenvolvimento Estratégico de Xingó

Município de Piranhas receberá o evento de apresentação do PDE da sub-região de Xingó

O governador Teotonio Vilela e o secretário Luiz Otavio Gomes participam nesta segunda-feira (5), em Piranhas, da apresentação do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) da Sub-região de Xingó, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Participam do lançamento secretários estaduais e autoridades da região.

Entre outros pontos, será discutida a agenda de atividades dos 18 municípios envolvidos do PDE-Xingó e apresentar as prioridades mostradas pelas prefeituras consultadas, contemplando as ações que foram compatibilizadas com o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e o Programa Alagoas Tem Pressa.

O PDE-Xingó vem sendo reestruturado desde janeiro de 2011 e é coordenado pela Seplande em parceria com o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). Os órgãos foram responsáveis por elaborar as propostas que vão beneficiar a população nas áreas de acesso à água e Canal do Sertão; de ciência, tecnologia e inovação; de aproveitamento do potencial das atividades econômicas, de infraestrutura e criação de ambiente de suporte à inclusão produtiva da região.

Infraestrutura

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo vai formalizar convênio com a Prefeitura de Piranhas para implantação de equipamento turístico às margens do Lago Xingó, no valor total de R$ 512,4mil. O projeto inclui pavimentação, instalação de um restaurante, um quiosque receptivo e um anfiteatro.

Os municípios em que foram realizados os estudos e as análises são Água Branca, Canapi, Carneiros, Inhapi, Dois Riachos, Delmiro Gouveia, Maravilha, Mata Grande, Piranhas, Pariconha, Palestina, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Pão-de-Açúcar, São José da Tapera, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

As pesquisas foram realizadas nas atividades que envolveram a coleta, tabulação e análise de dados para a construção de diagnósticos e prognósticos; realização de entrevistas com personalidades envolvidas com a problemática local; promoção de visitas técnicas às prefeituras da área objeto de intervenção; além da realização eventos para discutir o resultado das análises com diversos atores representativos e conhecedores da problemática de Xingó.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Alyne Vieira, a agenda de cada prefeitura apontará os problemas das áreas estratégicas, das questões centrais que deverão nortear as ações do PDE para esses locais, as políticas orientadoras e a operacionalização.

“A Seplande tem como expectativa incorporar às agendas as sugestões dos gestores e especialistas participantes após as discussões que seguirão a apresentação delas, visando montar uma sequencia de trabalho para a implantação do PDE, que prevê a mobilização das agendas públicas estaduais e municipais e a mobilização das diversas instâncias do governo federal que poderão contribuir para o êxito da sua implantação”, explicou a superintendente.