O planejamento estratégico das ações para o turismo sergipano, nos mercados nacional e regional/Nordeste para o ano 2015 foi apresentado nesta terça-feira, 20, ao trade turístico local. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e pela Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/ SE).
O plano estadual tem como objetivo envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva, e as instituições relacionadas com o turismo do estado, de modo a potencializar a divulgação dos roteiros turísticos sergipanos.
O secretário de Turismo e Esporte, Adilson Júnior, informa que o projeto desenvolvido pela Setesp prevê a participação de Sergipe em nove feiras e workshops nacionais, além do crescimento significativo dos treinamentos voltados aos agentes de viagem e operadores de turismo.
“Vamos ampliar as nossas capacitações com o intuito de atingir cinco mil agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas especializados, divulgando assim os nossos roteiros em cinquenta cidades brasileiras, com a participação efetiva dos representantes do trade turístico de todo o estado e das entidades públicas e privadas, de modo a garantir a continuidade das ações no turismo, fomentando a promoção, a divulgação e o conhecimento do destino Sergipe em todo o país”, disse.
O intuito, de acordo com o secretário, é aumentar o fluxo turístico nacional e ampliar o número de operadores e agentes capacitados a vender Sergipe, fortalecer a imagem do estado como destino turístico prioritário, tanto a lazer quanto para negócios e eventos. Na questão do turismo regional, o secretário enfatizou que Sergipe tem diferenciais importantes como a proximidade com todos os estados do Nordeste e a boa infraestrutura rodoviária.
Primeiro semestre
O trabalho a ser feito neste primeiro semestre será voltado, principalmente, para a divulgação do destino Sergipe nos meios de comunicação de diversos municípios nordestinos. O objetivo é aquecer o mercado turístico de todo o estado, através da soma de esforços entre o governo e a cadeia produtiva do turismo sergipano o que, segundo Adilson Júnior, trará benefícios ao povo sergipano, “com mercado aquecido e o aumento da geração de emprego no turismo”.
Para a concretização das ações previstas para a região Nordeste, a Setesp e a Emsetur defenderam a união e a parceria da cadeia produtiva do turismo sergipana para dar andamento ao projeto, colocando na estrada a caravana do turismo.
“Queremos atingir o consumidor final, operadores de turismo e agentes de viagens dos principais municípios dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, potenciais emissores de turistas para o estado de Sergipe. Para isso, é preciso o apoio de todos que fazem o turismo do estado”, afirmou o diretor de operações da Emsetur, Luciano Leal.
A reunião foi bastante elogiada pelos participantes, que ficaram entusiasmados com as ideias mostradas, dando inclusive sugestões para melhorar os resultados. “É muito importante estar presente e sermos parceiros em uma reunião como esta. Divulgar e promover os nossos roteiros é o que vai aquecer o turismo. Dialogar com o trade turístico e, principalmente, colocar todos na construção de um planejamento coerente mostra que estamos avançando”, ressalta a presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita.
Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Carvalho, o objetivo deste planejamento será fundamental para fazer com que os agentes e operadores de outras regiões do país compreendam que em Sergipe há atrativos diversos. “Esta reunião só faz reforçar que a união de todos, traçando estratégias para o turismo, vai consolidar o nosso destino e elevar Sergipe e Aracaju a categoria dos destinos reconhecidos nacionalmente”, destacou.
Participantes
Estiveram presentes na reunião, Semitc, Abrasel, Abih,/SE, Sindetur, TopTur, Nozes Tur, Nativa turismo, Turise Operadora, Fecomércio e Sebrae.
