×

Alagoas

Governo apoia manifesto contra as drogas em Arapiraca

Secretário destaca eventos como esses nos município

“Caminhada em favor da vida contra as drogas” esse é o tema de um grande manifesto programado para este domingo, 25, em Arapiraca, a partir das 15h. A caminhada vai percorrer as principais ruas da cidade acompanhada por um trio elétrico e banda. O ato será finalizado com uma celebração religiosa no pátio da Igreja Nossa senhora do Bom Conselho, onde haverá também depoimentos e testemunhos de pessoas que superaram o vício da droga.

Charles de Farias, organizador do evento, diz que desde o início da semana uma forte campanha de divulgação está percorrendo as ruas de Arapiraca. “Estamos contando com a participação da Federação das Comunidades Terapêuticas, da sociedade e entidades de classes; sem falar no apoio fundamental do governo do Estado, que através da Secretaria da Paz (Sepaz), tem sido um grande parceiro desse nosso trabalho”, disse.

Charles de Farias ainda preside a Casa de Recuperação São Miguel Arcanjo, que atua numa chácara em Girau do Ponciano, mas que a partir deste domingo, comemora a inauguração de um novo núcleo em Arapiraca.

O secretário da Sepaz, Jardel Aderico, lembra o grande sucesso do manifesto ocorrido no dia 18 de março último, no Calçadão do Comércio de Maceió, entitulado de “Crack nem Pensar”, onde contou com o apoio de várias instituições de classes. “Foi depois desse manifesto, que muitos dependentes químicos ou suas famílias começaram a nos procurar na Sepaz”, afirmou.

Jardel adiantou que um dos projetos para este ano, inclui a criação de uma rede de acolhimento para dependentes químicos, cuja meta inicial é atender a cerca de mil pessoas. A rede pretende envolver todas as comunidades terapêuticas, garantindo que essa ação seja exemplo para o país.

“Não devemos esquecer que mais de 85% dos homicídios ocorridos em 2009, em Alagoas, foram consequência do uso de drogas ou da relação com o tráfico; sem falar dos outros delitos que tinham a droga como principal motivação”, frisou o secretário.