×

Alagoas

Governo apoia Feira Camponesa com produtos de assentamentos

Apoio do Estado reflete a parceria entre Governo e movimentos sociais

Quem quiser adquirir alimentos saudáveis, cultivados sem agrotóxicos e de qualidade elevada, deve ir à Praça da Faculdade, no Prado, em Maceió, no período de 9 a 11 de junho, quando será realizada mais uma Feira Camponesa, que reúne agricultores oriundos de assentamentos da reforma agrária.

Ao todo, estarão no local 100 barracas padronizadas, onde os agricultores vão comercializar cerca de 200 toneladas de alimentos, entre eles: macaxeira, banana, laranja, cana caiana, abacaxi, melancia, abóbora, mamão, coentro, couve, alface, cebolinha, feijão, milho, mel e doces. Também haverá a comercialização de artesanato de todas as regiões do Estado. A Feira vai funcionar das 6h às 18h.

Essa é a 12ª edição da Feira Camponesa, realizada duas vezes por ano em Maceió pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) com o apoio do governo do Estado.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, é necessário criar espaços como esse para incentivar o agricultor familiar e dar a ele a oportunidade de comercializar o fruto do seu trabalho. “O governador Teotonio Vilela é sensível e entende que quem planta, colhe e produz deve ter apoio para comercializar”, afirmou Dantas.

De acordo com o secretário, a realização da feira da reforma agrária é uma prova de que a agricultura familiar está se autoafirmando em Alagoas. Segundo ele, 95% das ações da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) são em prol do agricultor familiar.

“A feira é um espaço fundamental para mostrar os resultados da luta campesina, destacar a importância da reforma agrária e garantir a eliminação dos atravessadores. É o momento que a sociedade tem contato direto com os agricultores que são os próprios feirantes, além de comprar produtos saudáveis a preços justos”, destacou Heloísa Amaral, engenheira agrônoma e coordenadora da equipe técnica que orienta os trabalhadores rurais das áreas acompanhadas pela CPT.