×

Alagoas

Governo apoia criação de cooperativa da Fábrica Carmem

Reunião nesta terça-feira definiu primeiros passos para criação da cooperativa

Em reunião ocorrida na manhã dessa terça-feira (23), foram dados os passos iniciais para a criação de uma cooperativa com os ex-funcionários da Fábrica Carmem, em Fernão Velho. A reunião, que foi coordenada pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) e do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), contou com a participação de representantes da Organização Brasileira das Cooperativas em Alagoas (OCB), da Fábrica Carmem e dos trabalhadores e moradores de Fernão Velho.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou a disposição do governo do Estado, com todas as possibilidades de acompanhamento e articulação com instituições internas e externas, para atender às necessidades da implantação desse empreendimento. “O apoio do governo do Estado está garantido, já que a cooperativa continuará garantindo a geração de renda e emprego para a comunidade de Fernão Velho”, disse o secretário.

“Acreditamos no potencial de Fernão Velho e da fábrica. A criação de uma cooperativa é muito positiva, mas tem que existir unidade de pensamento para se ter sucesso”, destacou o secretário Regis Cavalcante.

A intenção é que essa cooperativa inicie com a produção do tecido cru — que não passa por processo de tingimento e acabamento —, com a utilização dos 48 teares e do espaço da Fábrica Carmem, mantendo o atendimento dos clientes atuais.

Segundo um dos sócios da Fábrica Carmem S.A., Roberto Mello Bezerra, o setor de tecelagem da fábrica será migrado para esta nova cooperativa, formada pelos ex-funcionários do local. Roberto Mello Bezerra explicou que o grupo empresarial cedeu o espaço e as máquinas de tecelagem, avaliadas em R$ 2,5 milhões, o que ultrapassa o passivo trabalhista dos ex-funcionários da Fábrica Carmem.

Inicialmente, as ações dessa nova cooperativa serão coordenadas pelo atual diretor do Departamento de Controladoria da Fábrica Carmem, Agnelo Segura. Antecipadamente a esse encontro, Agnelo Segura realizou diagnóstico que confirma a viabilidade da cooperativa. “Temos condições privilegiadas. Com o apoio dos funcionários, da comunidade, das instituições, e uma gestão eficaz e enxuta, iremos ter sucesso. As pessoas lá demonstram grande interesse na criação da cooperativa”, disse Segura.

Para a superintendente da OCB/Sescoop em Alagoas, Márcia Túlia, a preocupação é deixar bem claro aos ex-funcionários da Fábrica Carmem o funcionamento do sistema cooperativista com todos os diretos e deveres dos associados. Túlia enfatizou trabalhar com capacitação e treinamento para que todos os interessados em participar da nova cooperativa tenham certeza das mudanças de sair da “função de funcionário para dono e sócio da empresa”.

Representando os ex-funcionários da Fábrica Carmem, o presidente do Sindicato, José Maria da Silva, disse estar bastante motivado, pois considera que terão sucesso na criação e consolidação da cooperativa. “Queremos que a Fábrica Carmem permaneça funcionando, além de querermos trabalhar”, complementou José Maria da Silva.