O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou, na quinta-feira (17), em Joaquim Gomes, a expansão do cofinanciamento estadual para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, com orientação técnica para otimização dos recursos.
O programa foi pactuado pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) e aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas. Além de Joaquim Gomes, serão cofinanciados mais nove municípios, que somados aos 41 já cofinanciadas desde 2009, totalizam 50 municípios beneficiados pelo projeto, que é uma ação do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual.
O cofinanciamento se dá por meio de recursos financeiros alocados no Fundo Estadual de Assistência Social (Feas/AL), no valor total de R$ 1,8 milhão, onde R$ 36 mil são repassados anualmente para cada um dos 50 municípios cofinanciados. Conforme regulamentado pelo Decreto 4.230/2009, os municípios devem utilizar 100% dos recursos em custeio, estabelecidos no plano de serviço.
