O governo de Alagoas abriu oficialmente, neste domingo (21), a vasta programação alusiva às comemorações da Semana Integrada da Água 2010 que se estenderá até o dia 27 de março.
Nesta segunda (22), o mundo comemora o Dia da Água, com diversas solenidades e manifestações para lembrar a necessidade de preservação dos mananciais espalhados pelo planeta.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alex Gama, representou o governador Teotonio Vilela, e ao lado de diversos parceiros, deu início às comemorações na Praia de Ponta Verde, com diversas atividades, como brincadeiras, gincanas e exposições.
Durante toda semana serão realizados seminários em municípios alagoanos e exposições, com o a que ocorrerá com a exposição itinerante do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, que terá início nesta segunda-feira no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol.
Voltando a Ponta Verde, tendas foram montadas na área recreativa da Avenida Sílvio Viana para que a sociedade e estudantes de escolas públicas e particulares pudessem participar das atividades. Entre as atrações, demonstração sobre a fabricação de sabão ecológico e exposição de material reciclado, além da participação de palhaços, mágicos e o ‘jacarelo’ (jacaré do papo amarelo) que deram o tom da animação para a criançada presente ao longo da orla.
Houve ainda apresentação de corais com temáticas relacionadas aos recursos hídricos. Outras atividades socioeducativas de conscientização ambiental fizeram parte do evento. Foram distribuídas ainda mensagens e lições ambientais, além de brindes e materiais informativos, a exemplo da Edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, com matérias totalmente dedicadas à temática da agua.
“Estamos com uma vasta programação para celebrar e conscientizar a população de Alagoas sobre a importância da água para nossa sobrevivência, além de mostrar alguns avanços na execução de obras e na gestão de recursos que o Governo tem implementado”, ressaltou Alex Gama.
Entre as atividades programadas, segundo o secretário, haverá um ciclo de palestras em Arapiraca nesta segunda-feira, às 10h, com uma palestra do próprio secretário intitulada “Panorama dos Recursos Hídricos em Alagoas”. Em seguida, Álvaro Menezes, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), fará uma Avaliação da Oferta e da Demanda de Água de Acordo com a Visão da Companhia de Saneamento de Alagoas; e Ricardo Aragão, superintendente da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e coordenador do Canal do Sertão, fechará o ciclo de palestras fazendo um Painel sobre o Canal do Sertão.
Canal do Sertão – “Tivemos a preocupação de não fixar a programação somente em Maceió, mas abrir uma discussão mais ampla com a sociedade em outros municípios, como em Arapiraca e Palmeira dos Índios, a fim de permitir maior pulverização das discussões e reflexões sobre a problemática da água, como suas perspectivas de escassez e as novas formas de racionalização de seu uso”, completou Alex Gama, ao lembrar que nesta segunda-feira Alagoas começa a viver um divisor de águas.
“A propósito do Dia Mundial da Água nosso Estado passa a viver esta semana um fato histórico e que realmente estabelece como um divisor de águas para a população do sertão — as bombas para o Canal do Sertão chegaram e firma o um novo tempo para os sertanejos, sempre tão sofridos quando se fala em água”, ressaltou Alex Gama.