×

Maceió

Governador visita obras de maternidade Santa Mônica

Vilela também entregou cartões de auxílio a estudantes carentes da Uncisal

O governador Teotonio Vilela Filho, juntamente com o secretário estadual da Saúde, Jorge Villas-Boas, e a reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska, visitou, na manhã desta segunda-feira (29), as obras de reforma da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), no bairro do Poço.

Após a visita, a comitiva seguiu para o prédio sede da Uncisal, no Trapiche da Barra, onde o governador fez a entrega das chaves do ônibus totalmente adaptado para passageiros especiais e de 100 cartões do Projeto de Auxílio Permanência Universitária da Uncisal, para alunos em situação de vulnerabilidade social.

O governador comemorou as entregas e disse que os recursos empregados nas ações entregues são decorrentes de muita determinação na gestão dos recursos desde o início desse governo. “O Estado de Alagoas continua pobre, mas já não devemos nada a ninguém. Fizemos o ajuste fiscal que nos possibilitou reabilitar o Estado para receber recursos do Governo Federal e de instituições internacionais. Por isso estamos hoje podendo ajudar a vocês aqui na Uncisal. Essa instituição presta um grande serviço ao Estado e para uma população que precisa muito”, afirmou.

Ele garantiu o apoio do Governo para a Universidade. “Nós estamos juntos, a dificuldade é grande. A cada dia precisamos fazer a “Escolha de Sofia” para a destinação dos recursos, mas a Uncisal precisa ser prestigiada e vocês podem contar conosco naquilo que for possível”, disse Vilela.

Os cartões têm valor mensal de R$ 311 e são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Durante a solenidade, o governador ouviu os relatos dos estudantes alagoanos que participaram de programas de Mobilidade Estudantil dos Projetos Rondon, no Pará, e Ciência Sem Fronteiras, na Alemanha e Portugal.

Teotonio também falou sobre a visita às obras da Maternidade Santa Mônica. “Em um Estado como Alagoas, onde a população precisa de tudo, é necessário que qualquer atividade tenha esse componente humano que vocês demonstram aqui, assim como na Santa Mônica onde estivemos mais cedo”, disse o governador. “Lá, eu também pude ver nos olhos das pessoas que estão trabalhando, a disposição em fazer, em ajudar”.

Ele parabenizou o trabalho desenvolvido pela Universidade e disse que os recursos do governo precisam ser direcionados desde a criança que tem sede no Sertão ou para instituições que, como a Uncisal, ajudam no desenvolvimento humano dos alagoanos. “O trabalho que é feito aqui tem comprometimento, por isso, contem sempre com o apoio do governo para que essa instituição possa ajudar Alagoas avançar e ter mais qualidade de vida”, garantiu o governador.