×

Alagoas

Governador visita Centro de Acolhimento de dependentes químicos

O governador Teotonio Vilela visita nesta segunda-feira (27), às 11h, a sede do programa Acolhe Alagoas, da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz). Instalado na Rua Silvério Jorge, ao lado da Praça Sinimbu, o centro de acolhimento recebe em média 30 dependentes químicos, que passam por uma triagem e são encaminhados para acolhimento ou para tratamento psiquiátrico.

O programa Acolhe Alagoas envolve 31 comunidades acolhedoras onde os dependentes químicos passam por um período de seis meses de tratamento e ao saírem, participam de grupos de autoajuda, com acompanhamento para a reinserção nos estudos ou no mercado de trabalho.

O Acolhe Alagoas foi destaque nacional em 2011, quando a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, reconheceu o Projeto Acolhe Alagoas como modelo a ser discutido para aplicação nos outros estados do País.

O sistema de acolhimento é coordenado pelos Anjos da Paz, equipe formada por um psicólogo e um assistente social que atuam dentro das residências, conversando com os jovens e as famílias que têm problemas com drogas sobre o tratamento para a dependência química. Na maioria das vezes, eles são chamados pelas próprias famílias, que não conseguem levar o dependente que têm em casa para a recuperação de forma voluntária. Os Anjos da Paz conversam com esta pessoa, mostram como funciona o projeto e tentam convencê-lo de que o acolhimento é a melhor forma de mudar de vida. Se o dependente aceita a ajuda, ele é encaminhado imediatamente para uma comunidade terapêutica do Programa Acolhe Alagoas.

Serviço

O centro de Acolhimento funciona na Rua Silvério Jorge, nº 500, Centro – próximo à praça Sinimbu.