O governador Teotonio Vilela Filho viajou, nesta terça-feira (22), a Portugal, acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, para conhecer as fábricas do grupo Prébuild, o mais novo investidor estrangeiro em Alagoas. A comitiva alagoana passará três dias no país a convite do presidente do grupo, João Leão, que investirá cerca de R$ 900 milhões em empreendimentos no Estado.
“Essa viagem é fruto de um ano e meio de trabalho desenvolvido pelo governo Teotonio Vilela”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes, ao explicar que o grupo tinha a intenção de expandir o seu negócio para o Brasil, mas já estava interessado no estado do Ceará. “O presidente do grupo, João Leão, teve dúvidas entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, mas acabou se decidindo por Alagoas, após visitar o estado por curiosidade. A sua viagem, de apenas 24h, foi estendida por mais um dia e o empresário saiu daqui impressionado com o profissionalismo do atual governo”, destacou.
O Prébuild, que vinha realizando estudos para verificar em qual dos três estados nordestinos seria mais viável instalar seus negócios, voltou a Alagoas no mês passado para apresentar os futuros investimentos ao governador Teotonio Vilela Filho, que totalizam US$ 400 milhões de dólares. A expertise do grupo vai desde a construção civil, a metal-mecânica e a área de instalações elétricas e equipamentos hidráulicos à indústria de cerâmica, madeira e alumínio, além da consultoria na área de projetos.
De acordo com o secretário Luiz Otavio Gomes, o Prébuild esperou o resultado das eleições de 2010 para decidir por Alagoas. “Depois da reeleição do governador, o presidente do grupo não pensou duas vezes. A segurança jurídica que o Estado oferece, o profissionalismo e a velocidade com que os processos acontecem foram elogiados pelos investidores”, afirmou o secretário.
Uma equipe de advogados e administradores portugueses passou uma semana em Alagoas para verificar detalhes sobre as áreas e as questões logísticas e jurídicas dos empreendimentos. Luiz Otavio calcula que essas questões devem ser ajustadas em um prazo de 90 dias, possibilitando uma primeira obra do grupo já no próximo semestre.
Agenda de trabalho – Em Portugal, o governador Teotonio Vilela Filho irá conhecer as 12 fábricas do grupo Prébuild localizadas na capital, Lisboa, e também em cidades como Porto, Fátima e Gaia. No sábado haverá uma reunião de avaliação, onde o Governo e o grupo devem ajustar o cronograma dos empreendimentos em Alagoas.