O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta quinta-feira (22), do Fórum Nacional de Defesa Civil, junto com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. A capital de Alagoas foi escolhida para sediar o segundo grande encontro da Defesa Civil com o objetivo de debater políticas voltadas para a prevenção de eventos climáticos extremos.
No encontro, Teotonio ressaltou o trabalho da Defesa Civil em Alagoas na enchente que atingiu o Estado no ano passado, agradecendo a colaboração de outros Estados durante a tragédia. “Eu pude ver e sentir a rapidez e o sentimento de solidariedade da Defesa Civil, agradeço, como governador, em nome dos alagoanos”, afirmou. Teotonio destacou a importância do debate, do compartilhamento de experiências de cada Estado e da unificação da linguagem da defesa civil que é proporcionada pelo encontro.
Para Alagoas, Fernando Bezerra falou sobre o projeto de construção de barragens de contenção de cheias. “Essas barragens servirão para mitigar os riscos; estamos contando com o apoio do governo do Estado e em breve esse projeto será concluído”, afirmou.
O ministro defendeu a prevenção de tragédias, ressaltando que é necessário investimentos para poupar a perda de vidas humanas em conjunto entre a União, os Estados e os Municípios. De acordo com Fernando Bezerra, o governo Federal gastou R$ 2 bilhões em ações de reconstrução das populações atingidas por eventos extremos. Ainda segundo o ministro, o governo deve buscar investimentos na ordem de R$ 200 milhões para que, até 2014, o país tenha condições de antecipar as reações climáticos, e assim, possa alertar e orientar a população.
Para Bezerra, o Fórum vai permitir a integração das secretarias de Defesa Civil no esforço de cuidar das pessoas antes da ocorrência de tragédias. “É um espaço onde poderão expor opiniões e nos auxiliar no que deve ser feito para evitar esse tipo de evento”, disse.
