×

Alagoas

Governador reúne secretários para trabalhar o Plano Estratégico do Estado

O secretário Luiz Otavio diz que Alagoas precisa concentrar esforços para reduzir as desigualdades

O governador Teotonio Vilela Filho reunirá o secretariado na próxima segunda-feira (24) para a apresentação de um diagnóstico das condições sociais e econômicas de Alagoas. O workshop, que começa às 8h30 e durará todo o dia no hotel Radisson, contará com a presença de representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que participarão do encontro como ouvintes.

O estudo foi desenvolvido pela empresa Macroplan, especializada em planejamento estratégico, junto a técnicos do Planejamento e do Orçamento do Estado. A empresa foi responsável pelo mesmo trabalho em Minas Gerais, que hoje é referência para todo o país em gestão, modernização e resultados.

A Atualização do Plano Estratégico do Estado de Alagoas para o Horizonte de 2011-2022 traça as prioridades do Governo para médio e longo prazos em áreas como a melhoria da qualidade de vida; desenvolvimento do capital humano; crescimento, desconcentração e diversidade econômica; novas instituições; renovações da gestão pública e valorização da imagem; e mudanças culturais.

O workshop desta segunda, de caráter interno, é coordenado pela nova Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. Durante a manhã, será feita uma exposição aprofundada sobre Alagoas e à tarde, os gestores discutirão estratégias para os próximos anos. Ao final, será elaborado um relatório sobre as ações que começam a ser desenvolvidas a partir de fevereiro.

“O Governo entende que nos últimos quatro anos, o Estado avançou nas dificuldades sociais em relação ao Nordeste, mas vamos triplicar nossos esforços para que Alagoas, nos próximos quatro anos, esteja em condições de igualdade com os demais estados da região”, afirma o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes.

Caixa Econômica

Em paralelo à programação do encontro, a presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, se reunirá com o governador Teotonio Vilela e seu secretariado para apresentar as possibilidades de ação e parceria do órgão para Alagoas. Maria Fernanda Coelho estará acompanhada do vice-presidente da CEF, Carlos Augusto Borges; do superintendente nacional da Caixa para a região Nordeste, Nelson Antonio de Souza, e do superintendente regional da Caixa em Alagoas, Gilberto Occhi.

Já na terça-feira (25), oito representantes do BNDES mostrarão ao secretariado os produtos do Banco para Alagoas.

Plano Estratégico

Através de pesquisas, análise de dados e entrevistas com secretários e representantes da sociedade civil, o estudo definiu o foco de atuação do Governo e as prioridades para os próximos anos. Em médio prazo, o foco de atuação é o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, através de seis diretrizes. Em longo prazo, as estratégias traçadas visam erradicar a indigência e reduzir a pobreza e a desigualdade social.